Disciplina Curricular

Nanotecnologias N

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica - MEBiom 2006

Contextos

Grupo: MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Bioengenharia Molecular e Celular, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa > Opções > Opção Restrita

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC temos seguintes objectivos específicos: - conhecer os princípios básicos, aplicações, e potenciais desenvolvimentos das nanotecnologias; - compreender a informação científica na área das nanotecnologias; - ser capaz de resolver quantitativamente problemas simples em nanotecnologias; - ser capaz de propôr respostas conceptuais a problemas complexos utilizando as ferramentas oferecidas pelas nanotecnologias. Esta UC tem também os seguintes objectivos gerais: - desenvolver o estudo e pesquisa individuais para a resolução de problemas quantitativos e conceptuais; - desenvolver a capacidade de síntese, preparação, apresentação, e discussão pública de comunicações; - desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo para resolver um problema complexo de modo eficaz.

Programa

A primeira parte introduz as técnicas de micro e nanofabricação “top-down” utilizando tecnologia planar com uma descrição das operações de deposição, gravação, e litografia. Será feito um estudo de dispositivos lab-on-a-chip, incluindo microfluídica e microreactores para análise e processamento químico e biológico, assim como MEMS, NEMS, sistemas nanofluídicos e BioMEMS. A segunda parte introduz os processos "bottom-up" baseados na auto-organização molecular. Microscopias de varrimento de sonda. Estruturas supramoleculares, nanotubos de carbono, grafeno, nanofios, nanopartículas, SAMs. Discutir-se-ão aplicações em electrónica molecular, entrega de fármacos, fenómenos de superfície e nanomateriais. A terceira parte discute os princípios estruturais e funcionais e aplicações da Nanobiotecnologia e da Bionanotecnologia. Discussão das aplicações actuais e potenciais de nanoestruturas baseadas em DNA, proteínas e células. Novas direcções da Nanobiotecnologia serão discutidas.

Metodologia de avaliação

Esta unidade curricular tem 4 horas de aulas teóricas por semana. Estas aulas teóricas são complementadas por visitas de estudo e demonstrações laboratoriais. A avaliação contínua é obrigatória e é parte integrante da participação dos estudantes na UC. Há 10 trabalhos de casa individuais obrigatórios (semanais), que obrigam ao estudo e pesquisa, e à resolução de problemas conceptuais e quantitativos. Há um quiz semanal obrigatório, de escolha múltipla, que testa a compreensão básica dos assuntos estudados. Há uma apresentação oral individual com discussão na turma sobre um artigo da literatura no meio do semestre que testa a capacidade dos estudantes compreenderem a informação científica disponível e a sua capacidade de síntese e de discussão dos assuntos estudados. A UC não tem exame.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre