Disciplina Curricular

Bioengenharia de Células Estaminais BCE

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica - MEBiom 2006

Contextos

Grupo: MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Bioengenharia Molecular e Celular, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudo dos conceitos fundamentais e das aplicações de Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais. Os objectivos seguintes deverão ser alcançados: 1. Aprendizagem de conceitos fundamentais de Biologia e Bioengenharia de Células Estaminais; 2. Identificação das estratégias principais utilizadas pela Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais; e 3. Capacidade de ilustrar com exemplos específicos, células hematopoiéticas, mesenquimais, neurais, entre outras, cada uma das estratégias principais de Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais.

Programa

1.Células Estaminais: Fundamentos e Classificação. 2.Células Estaminais Pluripotentes. Células estaminais embrionárias. Células pluripotentes induzidas e reprogramação. 3.Células Estaminais Multipotentes: Exemplos. Células estaminais adultas. Células estaminais hematopoiéticas. Modelos de hematopoiese. Células estaminais mesenquimais. Engenharia de Tecidos vs. Medicina Regenerativa. Plasticidade. Nichos de células estaminais e regulação. Células estaminais cancerígenas. 4.Processamento de Células Estaminais: isolamento, purificação e cultura. Biorreactores para a expansão e diferenciação controlada de células estaminais. Biomateriais para modulação do comportamento das células estaminais. 5.Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais. Aplicação clínica de células estaminais hematopoiéticas. Células estaminais mesenquimais em ensaios clínicos. Exemplos de estratégias de Engenharia de Tecidos no contexto da regeneração do tecido neural, urológico, entre outros.

Metodologia de avaliação

O tipo de metodologia de ensino nesta UC é teórico. A avaliação inclui: Monografia sobre um tópico relacionado com Bioengenharia de Células Estaminais (35% da nota final, nota mínima 10 valores) Apresentação de um seminário focando um artigo científico e a sua discussão (Grupos de 2 alunos) (35% da nota final, nota mínima 10 valores) Preparação de um resumo de um artigo científico (a ser realizado durante uma das aulas) (20% da nota final) Participação nas aulas (por ex. jornal clubs, discussões gerais) (10% da nota final)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre