Disciplina Curricular
Introdução à Engenharia Biomédica IEB
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica - MEBiom 2006
Contextos
Grupo: MEBiom 2006 > 1º Ciclo > Biologia e Medicina
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Familiarizar os estudantes logo no 1º semestre do 1º ano com a área da Engenharia Biomédica nas sua múltiplas vertentes, científicas e aplicadas na prática. O 1º objectivo é que os estudantes compreendam a estrutura do curso e as possíveis direcções profissionais futuras. O 2º objectivo é que os estudantes analisem casos típicos tirados da prática de engenheiros e de médicos envolvidos em EBM. O 3º objectivo é que os estudantes efectuem exercícios para resolver problemas frequentes na prática, e apresentem os resultados de forma escrita e oral para discussão no grupo.
Programa
- Apresentação da estrutura do curso, acompanhada dos argumentos que levaram a organizar este curso multi-disciplinar da forma actual. - Apresentação de casos típicos tirados da prática que serão analisados em conjunto de forma a estimular a análise critica dos estudantes e familiarizá-los com problemas encontrados na prática da EBM, nomeadamente nas seguintes áreas: - biomateriais, - órgãos artificiais, - biotecnologia, - bioinformática, - biologia computacional, - biomecânica, - instrumentação, - aquisição de sinais fisiológicos, - técnicas de diagnóstico, - Análise de um problema concreto (em pequenos grupos; por exemplo: como desenvolver e equacionar uma estratégia para obter uma solução e esquematizar a sua implantação prática). Neste contexto os grupos de estudantes serão estimulados a usar, tanto quanto possível fontes de informação da Internet, além de outras que serão distribuídas aos estudantes. Os estudantes terão de preparar um relatório das suas pesquisas, análises e soluções. Este relatório será apresentado por escrito e também oralmente e será discutido colectivamente em sessões de avaliação.
Metodologia de avaliação
A avaliação será feita na base dos relatórios escritos feitos pelos estudantes, da sua discussão individual e das apresentações orais dos relatórios, incluindo a definição do problema e os objectivos do trabalho, os dados mais relevantes da literatura pesquisada, a metodologia proposta para alcançar uma solução para o problema em questão, e as conclusões. Esta avaliação tem em conta uma componente de competências transversais ("soft skill") e de comunicação escrita e oral.