Disciplina Curricular
Dissertação de Mestrado em Engenharia Biológica DMEB
Mestrado Bolonha em Engenharia Biológica - MEBiol 2021
Contextos
Grupo: MEBiol 2021 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Grupo: MEBiol 2021 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
O aluno deverá ter completado um mínimo de 78 ECTS do mestrado em Engenharia Biológica.
Objectivos
A dissertação é um projeto com a duração de um semestre enquadrável em uma de três modalidades: 1. Tese científica, 2. Projeto em empresa e 3. Projeto Capstone. Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto de tese específico, mas, em geral, os estudantes deverão: - aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão que se enquadre no âmbito da atuação dos Engenheiros Biológicos. - estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas no mestrado necessárias para desenvolver o projecto de tese. - pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos) relevantes para o projeto - planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador - desenvolver competências intrapessoais, interpessoaias e de pensamento crítico e inovador. - escrever e apresentar oralmente e discutir uma dissertação.
Programa
O projeto é definido inicialmente pelos supervisores ou sob orientação dos supervisores. A dissertação pode ser realizada no IST ou fora do IST (universidades, centros de investigação ou empresas, em Portugal ou no exterior). As seguintes modalidades são possíveis: 1. Tese científica: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa: projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo. 3. Projeto Capstone: trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafios reais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de alunos de diferentes cursos do IST/ULisboa. Os alunos devem escrever, apresentar oralmente e discutir um documento de dissertação descrevendo o trabalho realizado.
Metodologia de avaliação
Avaliação da performance do aluno, avaliação do documento de dissertação e apresentação/discussão pública frente a um júri de acordo com as normas das legislação portuguesa.
Componente de Competências Transversais
Durante o desenvolvimento e avaliação da dissertação, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto de tese específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança) , motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de cerca de 30%.
Componente Laboratorial
Depende do tópico da dissertação.
Componente de Programação e Computação
Depende do tópico da dissertação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.