Dissertação

Optimization of the composition and recycling strategy of the culture medium for industrial production of microalgae EVALUATED

Neste trabalho objectivou-se a optimização da composição e estratégia de recirculação do meio de cultura para produção industrial de Nannochloropsis oceanica. Num primeiro cultivo de N.oceanica em exterior e em regime semi-contínuo com recirculação de meio de cultura testaram-se 3 formulações de meio nutritivo: MeioNut_1–Meio standard, MeioNut_2–formulação optimizada e MeioNut_3–formulação industrial. Também foram testadas 2 formulações de meio de cultura: MeioCult_1–com cloreto de sódio laboratorial e MeioCult_2–com sal marinho purificado. A recirculação de meio levou a uma quebra de produtividade máxima de 50% em comparação com culturas sem recirculação, que atingiram até 0,529±0,085gP.S./(L.dia) em estado estacionário. As culturas com MeioNut_2 atingiram produtividades mais altas e mostraram menos susceptibilidade a factores inibitórios de crescimento. As culturas com MeioNut_1 obtiveram valores razoáveis de produtividade mas acabaram por entrar em fase de morte. As culturas com MeioNut_3 atingiram produtividade inferior e susceptibilidade razoável a factores inibitórios de crescimento. Não se detectou impactos negativos provenientes da fonte de NaCl em cultivos de N. oceanica, e considerou-se o sal purificado como uma fonte adequada de NaCl para cultivo de microalgas marinhas. A recirculação de meio levou à proliferação de contaminantes biológicos que está relacionada com a quebra de produtividade. Foi testado um processo de desinfecção de meio recirculado com adição de hipoclorito de sódio e respectiva neutralização com tiossulfato de sódio em cultivos de N. oceanica. O processo mostrou-se eficaz, visto que se observou tendência para as culturas com este tratamento atingirem produtividade mais elevada a longo prazo.
Palavras-Chave: Nannochloropsis oceanica, produção industrial, microalgas, meio de cultura, recirculação de meio de cultura.

Novembro 28, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Filipe Amaro da Costa

Algafuel, S.A.

Doutor

ORIENTADOR

Luís Joaquim Pina da Fonseca

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Associado