Dissertação

Role of Unfolded Protein Response in the activation of an apoptotic process upon glucose deprivation in cancer cells EVALUATED

A definição de reprogramação metabólica como característica do cancro tornou o estudo do seu metabolismo uma questão-chave da investigação em biologia do cancro. Foi previamente demonstrado que fibroblastos de rato NIH3T3 K-ras transformados, cultivados em limitação de glucose, sofrem morte celular como consequência da depleção de glucose ao contrário dos fibroblastos NIH3T3 imortalizados. Curiosamente, a análise dos seus perfis de transcrição mostrou uma clara activação da Unfolded Protein Response (UPR), confirmada pela expressão dos marcadores UPR, Grp78 e CHOP, em ambas as linhas celulares. Neste estudo, a modulação da UPR com cicloheximida, 4-fenilbutirato ou N-acetilglucosamina, em células normais e transformadas cultivadas em condições limitantes de glucose, resultou numa diminuição considerável da expressão dos marcadores UPR, inactivação da UPR e sobrevivência específica das células transformadas. Notavelmente, em condições normais de glucose, o bloqueio da glicólise reduziu os níveis de ATP, mas não activou a UPR em ambas as linhas celulares. Estas evidências mostram a importância da UPR na morte de células cancerígenas cultivadas em privação de glucose. Mostram também que a redução na produção de ATP não é o principal indutor de stresse no retículo endoplasmático desencadeando a activação da UPR. No seu conjunto, estes resultados permitem uma melhor compreensão das diferenças metabólicas entre células normais e cancerígenas e sublinham o importante papel da activação da UPR na morte de células transformadas. Este processo poderá ser explorado para novas abordagens terapêuticas e alvos para a investigação do cancro.
Metabolismo do cancro, metabolismo da glucose, privação de glucose, stresse do retículo endoplasmático, Unfolded Protein Response, morte de células cancerígenas.

Novembro 12, 2012, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ferdinando Chiaradonna

Universitá Degli Studi di Milano-Bicocca

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Leonilde de Fátima Morais Moreira

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Auxiliar