Dissertação

Screening methodologies for the development of spray dried solid dispersions-polymer selection and physical stability evaluation EVALUATED

Com o presente trabalho criou-se um programa de screening para ser aplicado numa fase inicial do desenvolvimento de dispersões sólidas produzidas por spray drying, acelerando assim o processo de desenvolvimento de novas drogas. O Itraconazole foi o princípio activo seleccionado, um composto Classe II (BCS) e um bom modelo, sendo os polímeros escolhidos para a sua estabilização os seguintes: HPMCP 55, Eudragit L100-55 e PVP K30. Várias técnicas bem descritas pela literatura, foram melhor analisadas e estudadas, a fim de verificar se eram passíveis de serem integradas no método de screening. Dispersões sólidas foram preparadas a vários rácios droga/polímero através de uma técnica optimizada de solvent casting, antes de serem produzidas num spray dryer laboratorial. Avaliação de miscibilidade entre droga e polímero foi feita através da depressão do ponto de fusão e a determinação do parâmetro de interacção de Flory-Huggins foi tida em conta. Para isso, misturas físicas a diferentes concentrações de polímero foram preparadas. Para analisar o efeito da mobilidade molecular na estabilidade física dos produtos, a entalpia de relaxação foi estudada a quatro temperaturas de envelhecimento diferentes, e cada a sete diferentes tempos de envelhecimento. Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) foi transversal aos métodos acima indicados, por ser uma análise térmica de fácil manuseamento e necessitar de pouca amostra. Todos os dados relativos à caracterização do estado sólido e estabilidade física foram recolhidos e comparados, indicando que as dispersões sólidas obtidas por spray drying exibem propriedades físicas similares com as previsões reveladas pelas técnicas de screening.
produtos farmacêuticos amorfos, programa de screening, spray-drying, miscibilidade droga/polímero, mobilidade molecular.

Novembro 25, 2010, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Marco António Dias de Sousa Gil

HOVIONE FARMACIÊNCIA, SA

Doutor

ORIENTADOR

Maria Gabriela da Silva Bernardo Gil

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Associado