Dissertação

Enzymatic Synthesis of Carbohydrate Fatty Acid Esters in a Highly Concentrated Aqueous System and in an Organic Solvent. EVALUATED

Ésteres gordos de hidratos de carbono são largamente aplicados em indústria farmacêutica, alimentar e cosmética. A sua produção mediante catálise enzimática é hoje em dia investigada pelo seu potencial ambiental e económico. Neste âmbito, foi desenvolvido um sistema aquoso altamente concentrado para acilação de hidratos de carbono, em um passo, catalisada por lipase e usando ácido decanóico como dador acil. A extensão desta reacção foi analisada para um conjunto de hidratos de carbono com diferente tamanho e estrutura formados por unidades de glucose, verificando-se que a reacção de síntese é promovida por um excesso de fase sólida num sistema quase livre de solvente e também por interacções de natureza covalente, assim como não covalente com a água. Ésteres de ácidos gordos com beta-cyclodextrinas foram ainda sintetizados numa reacção catalisada por uma lipase em dimetilsulfido (DMSO) usando éster vinilíco como dador acil. Para esta reacção de transesterificação em solvente polar foram investigadas a lipase imobilizada de Candida antarctica (CALB) e a lipase livre, Amano de Aspergillus niger. Sendo que, esta ultima demonstrou catalisar em certa extensão a reacção enzimaticamente. O método de purificação do produto e análise do grau de substituição nos hidratos de carbono modificados foi optimizado com vista a alcançar eficientemente reprodutibilidade dos resultados.
Síntese enzimática; Lipases; ésteres de hidratos de carbono com ácidos gordos; meio aquoso; DMSO; sistemas altamente concentrados.

Dezembro 9, 2008, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Peter Halling

Univ. Strathclyde

Especialista

ORIENTADOR

Luís Joaquim Pina da Fonseca

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Auxiliar