Dissertação

Caracterização de um Poliol viscoelástico e Pesquisa de Inibidores da formação do 2, 4, 6 ? Tricloroanisol: Estratégia de Inibição por eliminação de fungos formadores do 2,4,6-Tricloroanizol. Estratégia de Inibição por eliminação de fungos formadores do 2,4,6-Tricloroanizol. EVALUATED

Este trabalho consiste em duas partes: uma refere-se à caracterização do poliol viscoelástico e ao estudo da eficiência de quatro anti-oxidantes; outra apresenta um estudo preliminar sobre inibidores do 2,4,6?TCA nas rolhas de cortiça com o objectivo de elaborar uma candidatura de um projecto. ParteI O poliol viscoelástico é uma mistura de um poliéter diol, de peso molecular 670-1050 g/mol, (20-70%) e um poliéter triol, de peso molecular 2000-3500 g/mol, (30-80%), e com uma funcionalidade de 2,7. Esta mistura apresenta blocos de óxido de propilenoglicol (PO) e de óxido de etilenoglicol (EO) polimerizados em glicerina (60:40). Os anti-oxidantes são adicionados para retardar as reacções de oxidação. Neste trabalho foram estudados quatro anti-oxidantes nas temperaturas próximas do núcleo da espuma. Os ensaios de eficiência foram realizados por duas técnicas e concluiu-se que o anti-oxidante 4 era o mais eficiente. ParteII Neste estudo isolaram-se, em amostras de cortiça rejeitadas no controlo de qualidade por excederem o valor aceitável de TCA, vários fungos, sendo os predominantes o Chrysonilia sitophila, Penicillium glabrum, Aspergillus niger e Trichoderma harzianum; e destes todos, destacou-se o C.sitophila. A estratégia de inibição usada foi inibir os microrganismos formadores de TCA. Ensaiaram-se dois fungicidas comerciais, cujos princípios activos são o Folpete e o Penconazol, a duas temperaturas. Concluíu-se que a temperatura não influencia o fungicida, cujo princípio activo é o folpete, e que este tem actividade em C.sitophila e em P.glabrum. O fungicida, cujo princípio activo é o Penconazol, é inibido pela temperatura e só apresenta actividade contra C.sitophila.
espumas de poliuretano viscoelásticas; poliol viscoelástico, anti-oxidantes; cortiça, fungos produtores de TCA, 2, 4, 6-Tricloroanizol (TCA)

Novembro 22, 2007, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pablo Pereira

Dept. Microbiologia Industrial, INETI

Especialista

ORIENTADOR

João Carlos Moura Bordado

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Catedrático Convidado