Dissertação

Evaluation of the effect of Polyacrylamide gel matrix on ventral midbrain dopaminergic neurons (vmDAn) differentiation and astrocyte proliferation EVALUATED

A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, associada à perda de neurónios dopaminérgicos do mesencéfalo ventral (vmDAn) e à acumulação de corpos de Lewy. DP pode ser modelada a partir de células estaminais pluripotentes induzidas humanas (hiPSC), reprogramadas a partir de fibroblastos de doentes. O cultivo de hiPSC é geralmente feito utilizando placas de cultura de base sólida. Embora este modelo seja útil no estudo da DP, a cultura utilizando materiais como hidrogéis naturais e sintéticos, é mais promissora devido às suas propriedades mecânicas e bioquímicas. Neste estudo, células precursoras neuronais e astrócitos gerados a partir de linhas de hiPSC, derivadas de pacientes com DP familiar com a mutação LRRK2G2019S, e indivíduos saudáveis, foram cultivadas numa matriz de gel de poliacrilamida (PAAm). O processo de diferenciação das células precursoras neuronais e a proliferação de astrócitos, foi avaliado através de microscopia de campo claro, testes imuno-citoquímicos e análises de microscopia de imagem ao vivo. Os resultados mostraram que a diferenciação em vmDAn é possível, obtendo-se um maior número de células a expressar marcadores de maturação, quando comparado com outros modelos de cultura. Em relação à proliferação de astrócitos, observou-se a viabilidade, a morfologia reativa das células e comportamentos característicos de astrócitos reativos, tais como fagocitose e formação de tecido cicatricial. Com estes resultados foi possível comprovar o potencial da matriz de PAAm como um substrato de cultura que pode ser usado para a modelação da DP usando tecnologia hiPSC, trazendo novas perspetivas sobre a doença.
Doença de Parkinson, células humanas pluripotentes induzidas, neurónios dopaminérgicos, astrocitos, gel de poliacrilamida.

Novembro 30, 2018, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Fonseca Rodrigues Diogo

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Antonella Consiglio

University of Barcelona

Doutora