Dissertação

Probabilistic decision-making in rodent foraging behavior: contributions of distinct prefrontal cortex regions EVALUATED

As perturbações do foro neurológico são consideradas a principal causa de morte e incapacidade em todo o mundo, em parte devido à falta de informação e conhecimento sobre o verdadeiro funcionamento do cérebro. Ao longo das últimas décadas, os comportamentos de decisão deficitários foram identificados como tendo um impacto crucial no desenvolvimento de doenças mentais, sendo este actualmente um dos principais focos do estudo de processos cognitivos em neurociência. Neste trabalho, testou-se uma nova experiência de foraging - flipping task - quanto à sua capacidade de distinção de diferentes áreas do Córtex Prefrontal (PFC) no processo de decisão. Para tal, foram seleccionadas duas áreas anatomicamente interligadas do PFC - o Córtex do Cíngulo Anterior (ACC) e o Córtex Orbitofrontal (OFC) -, onde interneurónios GABAérgicos foram estimulados optogeneticamente, recorrendo a uma linha transgénica de murganho VGat-ChR2. Não obstante estas duas áreas estarem associadas ao desempenho de diferentes funções no processo de decisão value-based, ainda que ocasionalmente coincidentes, foi possível distinguir o ACC e o OFC, com base na flipping task. Os resultados sugerem que o ACC apresenta um comportamento modulador na aquisição de informação, enquanto que a inactivação de neurónios no OFC se reflecte na perturbação da estratégia adoptada pelos murganhos. A flipping task provou ser eficaz na identificação de diferentes funções do cérebro, bem como uma ferramenta útil na observação do impacto de regiões distintas do cérebro no ajuste do comportamento a diferentes probabilidades de recompensa e variação do custo associado à deslocação entre pontos de recompensa.
Processo de decisão value-based, Foraging, Optogenética, Córtex Prefrontal (PFC), Córtex do Cíngulo Anterior (ACC), Córtex Orbitofrontal (OFC)

Novembro 27, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Eran Lottem

Champalimaud Centre for the Unknown / Champalimaud Research

Doutor

ORIENTADOR

Patrícia Margarida Piedade Figueiredo

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Auxiliar