Dissertação

Análise Cost-to-Serve: Caso de estudo numa FMCG EVALUATED

A crescente competitividade dos mercados globais, tem gerado pressões nas organizações no sentido de diminuírem os custos associados ao processo logístico, incrementando, simultaneamente, o nível de serviço prestado aos clientes. Neste contexto, o conhecimento e monitorização da alocação destes custos, por atividade e por cliente, adquire um papel fulcral na manutenção do bom desempenho organizacional e maximização da competitividade. Tal acontece, uma vez que este acompanhamento facilita a tomade de decisão e permite uma mais eficiente gestão da distribuição dos recursos financeiros. Quanto mais preciso, detalhado e acessível for este conhecimento, maior será a capacidade de resposta por parte da organização, de modo a otimizar os seus processos, fluxos materiais e informacionais. É neste âmbito que surge o presente estudo, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma ferramenta informática de apoio à decisão para a determinação e armazenamento dos custos logísticos da Empresa X, respetiva representação num dashboard e análise dos relatórios obtidos, com o intuito de identificar clientes e atividades críticas para a organização. Esta análise permitirá assim a quantificação dos clientes e respetivas atividades logísticas mais expressivos em termos de custos logísticos, face às suas receitas, possibilitando o reconhecimento de pontos de melhoria operacional. Deste modo, a ferramente permitiu o desnvolvimento de análises de sensibilidade, por forma a identificar oportunidades de redução de custos, nas atividades que, por cliente, se revelaram críticas.
Custos Logísticos, Logística, Redução de custos, Análise ABC, DSS, Dashboard

Novembro 17, 2017, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo de Almeida Santos Pinto

L’Oréal Portugal

Especialista

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar