Disciplina Curricular

Quimiometria, Monitorização e Controlo QMC

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A cadeira ensina: (1) métodos de monitorização avançada de bioprocessos, que permitem obter uma melhor caracterização destes sistemas a diferentes níveis (e.g., processos, células, vias metabólicas); (2) métodos de análise dos dados obtidos experimentalmente sobre esses sistemas biológicos; (3) métodos de síntese na forma de modelos matemáticos da informação obtida da análise dos sistemas; e (4) a partir da formulação matemática anterior, simular sistemas biológicos reais, estudar o seu funcionamento e realizar de modo dinâmico previsões e o seu controlo.

Programa

-Monitorização, Supervisão & Controlo de Processos -Sistemas Multivariados: Análise Exploratória de Dados -Classificação Hierárquica -Classificação com Análise de Componentes Principais (PCA) -Métodos Não-Lineares:Vantagens & Desvantagens - Regressão em Variáveis Latentes (PLS) -Métodos Não-Lineares:Redes Neuronais (ANN) & Algoritmos Genéticos (GA) -Controlo Estatístico de Processos:Monitorização vs Supervisão -Estratégias clássicas de controlo (P-I-D):proporcional,integral,derivativo -Estratégias de Controlo Avançado:controlo por antecipação

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas apoiadas em slides powerpoint sobre os tópicos do programa (50% do tempo de contacto). Grupos de trabalho (2-3 alunos) e realização de um trabalho de modelação e simulação com software. A avaliação é feita por trabalhos em grupos de 2 alunos. É feita uma apresentação sumária pelos alunos dos resultados obtidos, com uma discussão pública, sobre a sua execução. A nota final é o resultado do desempenho médio do grupo na execução do trabalho e respectiva apresentação e discussão. Durante o semestre os alunos têm 2 períodos semanais para tirar dúvidas com o docente.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre