Disciplina Curricular

Bioengenharia de Sistemas BSis

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso introduzirá o aluno à Bioengenharia de Sistemas focada em células de mamífero, seus constituintes e suas funções. À medida que o conhecimento do genoma e da expressão genética se aprofunda, e o número de novas biomoléculas envolvidas em processos celulares é aumentado, torna-se necessário entender como estas moléculas interagem entre si formando sistemas funcionais complexos. Estes sistemas estão subjacentes a processos subcelulares tais como transdução de sinal e transcrição, que por sua vez, estão na génese de funções celulares complexas tais como secreção, proliferação e diferenciação. O curso desenvolverá várias linhas de raciocínio para analisar as propriedades de tais sistemas celulares, e para compreender os tipos de experiências necessárias para estudar esses sistemas. O principal objectivo é fornecer uma visão geral de uma variedade de técnicas experimentais, com foco na obtenção dos dados quantitativos necessários para a modelação computacional destes sistemas celulares.

Programa

O curso abrange os conceitos e metodologias utilizadas na análise de sistemas biológicos. Os alunos aprenderão vários métodos experimentais, computacionais e matemáticos em bioengenharia de sistemas, bem utiliza-los numa variedade de aplicações relevantes. Especificamente, o conteúdo do curso aborda, 1) Componentes dos sistemas biológicos; 2) Moléculas, vias e redes de sinalização; 3) Representação matemática de sistemas celulares; Simulação de sistemas biológicos; 4) Tecnologias experimentais: sequenciação de mRNA (RNAseq), proteómica baseada em espectrometria de massa, citometria de fluxo/massa e imagiologia de células vivas. 5) Construção de redes e análise; 6) Modelação; 7) Propriedades emergentes em sistemas biológicos; 8) ‘Case Studies’: bioengenharia de sistemas, sistemas de farmacologia e terapêutica;

Metodologia de avaliação

Os alunos irão ser desafiados a estudar um caso específico relacionado com um tópico discutido nas aulas. Especificamente, terão de se focar numa aplicação em bioengenharia ou medicina regenerativa. Os alunos serão avaliados individualmente com base em: 1. Relatório individual (ca. 5-10 páginas) com apresentação para a turma (50%); 2. Debate num tópico da bioengenharia de sistemas para medicina regenerative (40%); 3. Participação individual nas aulas (10%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre