Disciplina Curricular

Empreendedorismo em Bioengenharia EBioe

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso proporciona aos alunos uma oportunidade de desenvolver uma ideia de negócio de base (bio)tecnológica e de planear estratégias para a sua implementação no mercado. É seguida uma metodologia de aprender-fazendo com a qual se pretende que o aluno ganhe capacidades em: 1. Seleção e conceção: identificação de características únicas e vantagens competitivas. Alinhamento de produtos, aplicações potenciais e segmentos de mercado. 2. Avaliação de mercado: identificação de necessidades do cliente, regulação e análise de indústria. 3. Desenvolvimento de ideia de negócios: Discussão de modelo de negócio. Estruturação de equipas. Necessidades de investimento. Plano tecnológico, de operações e de comercialização.

Programa

Secção I. Projeto de desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica. A. Busca e conceção: 1. Descrição da tecnologia e identificação de características únicas 2. Estratégias de proteção de IP 3. Aplicações potenciais 4. Alinhamento de produtos / aplicações e segmentos de mercado B. Avaliação de mercado: 1. Atratividade de Mercado 2. Mapeamento de indústria e competição 3. Aspetos regulamentares 4. Identificação de “stakeholders” C. Planificação de negócios: 1. Análise competitiva e estrutura da indústria 2. Modelo e estratégia de negócio 3. Planos tecnológicos, operações e comercialização 4. Estrutura e necessidades de financeiras Secção II: Workshops, casos de estudo e seminários: 1. Da tecnologia para o mercado 2. Proteção de IP 3. Técnicas de apresentação 4. Regulamentação 5. Técnicas de entrevista 6. Segmentação de mercado 7. Modelos de negócio 8. Finanças, e financiamento da empresa.

Metodologia de avaliação

A UC está organizada em duas secções complementares, muitas vezes combinadas como 1ª e 2ª parte de uma aula. As aulas na Secção I consistem num projeto onde os alunos desenvolvem a sua própria ideia de negócio (bio)tecnológico. Estas aulas incluem exercícios em grupo, alinhados com as tarefas específicas de desenvolvimento do projeto. As aulas na Secção II incluem sessões de apresentação de conceitos e conhecimento formal. O ensino é centrado numa abordagem de "aprender-fazendo". Os alunos seguem um guião, compilando os resultados num conjunto de apresentações sujeitas a avaliação: Apresentação da Ideia de Negócio (5%), Proposta de Valor (5%), “Elevator Pitch” (15%), “Balance score card” para entrevistas (5%), Apresentação final (20%) e Relatório (20%). A componente de avaliação individual resulta de exercícios individuais e participação na aula: Exercício negociação individual (5%); Escrita de “Reivindicações” de uma patente (5%) e Participação nas aulas (15%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre