Disciplina Curricular

Engenharia Biológica Integrada II EBI-II

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Ciências de Especialidade

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular os estudantes adquirem noções de optimização técnico-económica das condições operatórias de diversas operações unitos árias; selecção de equipamento industrial caracterizados por GMP; introdução à análise de mercado de um dado bioproduto, a estimativa do investimento e custos operatórios e, por fim, a análise económica/financeira de projectos industriais, em particular, vocacionados à produção de bioprodutos industriais. Muitos destes conceitos e sua integração na construção de um dado bioprocesso industrial serão consolidados pela utilização de simuladores (SuperPro Designer e Aspen) para a ilustração de modelos de descrição de bioprocessos e dimensionamento de equipamentos. No final, os estudantes devem ter adquirido competências que permitam a concretização do estudo tecnológico integrando as melhores soluções biotecnológicas sustentáveis e avaliação económico de um pré-projecto industrial na área da Engenharia Biológica.

Programa

1. Introdução aos Bioprodutos 2. Componentes de uma indústria de fermentação ou outro processo biotecnológico. 3. Balanços mássicos e energéticos. Dimensionamento e selecção de equipamento. Optimização técnico-económica das condições operatórias de diversas operações unitárias. 4. Diagramas de transformações materiais e diagrama qualitativo final. Diagrama quantitativo final, 5. Instrumentação e controlo, e dimensionamento dos serviços industriais. 6. Estudos de optimização técnico/económica e ambiental do bioprocesso. 7. Análise económica e financeira de projectos. Identificação dos estrangulamentos do projecto. Definição de estratégias para rentabilizar o projecto. 8. Utilização de “software” para simulação de dimensionamento de equipamentos (Aspen) e análise de projectos biológicos (SuperProDesigner).

Metodologia de avaliação

A metodologia de ensino consiste em aulas teóricas alternadas com aulas de índole teórico-práticas onde os estudantes têm oportunidade de reforçar conceitos e exemplificar e executar cálculos pela resolução de mini exercícios de casos práticos que permitem uma abordagem de “aprender-fazendo” em cada um dos tópicos do conteúdo programático. Em paralelo serão realizadas, ao longo desta unidade curricular, aulas de simulação com os alunos divididos em pequenos grupos no Laboratório de Tecnologias Informáticas (LTI) para ilustrar a aplicação de simuladores à descrição de bioprocessos (SuperPro Designer) e dimensionamento de equipamento (Aspen). No final os estudantes dominam os aspectos fundamentais adquiridos ao longo do curso focadas em Engenharia Biológica e em cada um dos tópicos leccionados na Engenharia Biológica Integrada II que permitem realizar estudos de aumento de escala e avaliar a implementação com sucesso de aplicações industriais. A avaliação de Engenharia Biológica Integrada II consiste num exame final individual (60% da nota final) e trabalhos em grupo a realizar sobre simulação de dimensionamento de equipamento (ex: Aspen) (10% da nota final) e resolução mini exercícios de índole de Engenharia Biológica no horário de aulas no LTI (30% da nota final).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre