Disciplina Curricular

Laboratórios de Engenharia Biológica II LEB-II

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Ciências de Especialidade

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular (UC) pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de propor estratégias integradas de de obtenção de produtos biológicos por cultura celular (ex: proteína recombinada) com um grau de purificação e estabilidade adequados ao seu mercado potencial (seja de biorremediação, alimentar ou terapêutico). Devem também adquirir competência na revisão bibliográfica para recolha prévia da informação necessária à planificação de operações e/ou desenho de processo, de forma a fundamentar as estratégias acima descritas. Simultaneamente, os estudantes deverão familiarizar-se com diversos equipamentos comuns nas fábricas de indústrias biológicas e tornar-se proficientes na sua operação, à escala laboratorial e/ou piloto, reconhecendo os modos de operação mais adequados a cada caso.

Programa

Trabalhos laboratoriais de cultura de microrganismos em fermentador: (i) estudo do ciclo de esterilização por injecção directa de vapor no meio de cultura, determinação do coeficiente de transferência de O2 e análise da viabilidade de implementação de cultura contínua para obtenção de produtos biológicos; (ii) monitorização de um bioprocesso e modelação/simulação do crescimento celular e da produção de produto biológico (ex: proteína recombinada) a partir dos nutrientes e metabolitos celulares; (iii) implementação de estratégias de operação com o sistema biológico em modo de funcionamento descontínuo e semi-contínuo. Trabalhos laboratoriais de processos de separação, purificação e estabilização de produtos biológicos: tecnologias de ruptura celular, de separação sólido-líquido, de extracção líquido-líquido em duas fases aquosas, de filtração com membranas, processos cromatográficos, processos integrados como a adsorção com colunas de leito fluidizado/expandido e liofilização

Metodologia de avaliação

A presença nas sessões laboratoriais é obrigatória e condição indispensável para aprovação na disciplina. Nestas sessões, os alunos organizados em grupos de 4 elementos executam as tarefas experimentais que serão indicadas e calendarizadas na semana anterior ao início do semestre. Estas incluirão trabalhos: (i) instruídos antecipadamente por protocolos laboratoriais, mas que requerem preparação por parte dos alunos; (ii) a instruir pelos alunos, que terão de preparar o seu próprio protocolo de execução; e (iii) acções de demonstração. Na disciplina estão também programadas sessões em sala para análise de protocolos, cálculo e discussão técnica e científica. Os alunos são avaliados pelas suas capacidades de aprendizagem e execução dos trabalhos atribuídos, com as seguintes contribuições: a) Presença e participação (25%) b) Resumos alargados (50%) c) Discussão das actividades e dos resumos (25%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre