Disciplina Curricular

Fábricas Celulares Microbianas FCM

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso centra-se na exploração de microorganimos e das suas vias bioquímicas para a síntese , catabolismo, ou alteração de produtos de interesse industrial e com valor económico numa perspectiva de Microbiologia de Sistemas e Sintética. A abordagem da UC encontra-se na interface da bioquímica, da microbiologia celular e molecular com as novas abordagens da engenharia metabólica à escala do genoma, potenciando a aplicação dos microrganismos em Biotecnologia.

Programa

Tópicos: 1.Organização do metabolismo em procariotas e eucariotas: - Estruturas celulares e compartimentalização de funções e de vias metabólicas; - Sistemas de transporte através de membranas biológicas; - Fluxo de carbono e energia; - Metabolismo de lípidos; - Vias metabólicas excepcionais (e.g. para a formação de polihidroxialcanoatos, ácidos polilácticos, alginato, cellulose, xantano, etc); 2.Engenharia metabólica - Da engenharia genética à engenharia metabólica; - Exploração de modelos globais do metabolismo para optimização da produção de metabolitos; - Exploração das redes de regulação de transcrição como meio de manipular vias metabólicas; 3.Optimização de estirpes - Mecanismos de resistência e resposta a stresses relevantes em processos fermentativos; - Evolução dirigida de estirpes industriais; - Biologia sintética 4.Casos de estudo: - Produção de biomateriais, incluindo ácidos orgânicos, polissacáridos extracelulares, compostos tensioativos, antibióticos, antimaláricos e outros fármacos, bioplásticos, biocombustíveis, etc...

Metodologia de avaliação

A nota final a obter na disciplina (mínimo 9,5 para obter aprovação) resulta da ponderação das classificações obtidas nos dois elementos de avaliação descritos abaixo. Chama-se a atenção que a assiduidade dos alunos a esta cadeira é OBRIGATÓRIA sendo permitido em casos excepcionais a falta às aulas desde que devidamente justificado e não excedendo 10% do total do número de aulas previstas. 1 - Trabalhos práticos - 50% - Serão avaliados os relatórios produzidos pelos alunos referentes à realização das actividades de prática laboratorial e/ou computacional L1, L2, L4 e L5. A presença dos alunos nas aulas de prática laboratorial e/ou computacional são obrigatória 2 – Apresentação dos mini-projectos – 50% - Será avaliado o relatório e a apresentação do mini-projecto desenvolvido por cada grupo de alunos. O objectivo destes mini-projectos será o desenho de estratégias de engenharia metabólica para aumentar a produção de uma dada biomolécula de interesse num determinado hospedeiro, recorrendo a ferramentas computacionais leccionadas nas aulas e a outras estratégias consideradas de interesse no contexto do projecto. É de notar que a avaliação desta componente será feita de forma individual levando em conta o desempenho de cada elemento do grupo no desenvolvimento do projecto e na discussão do trabalho que se efectuará aquando da apresentação dos trabalhos.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre