Disciplina Curricular
Manutenção e Disponibilidade de Sistemas MDSis
Mestrado Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - MENO 2021
Contextos
Grupo: MENO 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
N/A
Objectivos
Proporcionar aos alunos o conhecimento e os instrumentos necessários para avaliar a manutibilidade e a disponibilidade de sistemas complexos sujeitos a diferentes políticas de manutenção. Na conclusão da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: - modelar e analisar sistemas sujeitos a diferentes estratégias de manutenção; - identificar formas eficientes de melhorar o desempenho dos sistemas através de melhorias no planeamento da manutenção; - usar técnicas de modelação e simulação para obter métricas do desempenho de sistemas complexos sujeitos a diferentes estratégias de manutenção.
Programa
Introdução à disponibilidade de componentes e sistemas mantidos. Políticas de Manutenção. Manutenção preventiva, correctiva, baseada na condição e oportuna. Gestão da manutenção. Modelos de custos de manutenção. Manutibilidade. Modelos probabilísticos de sistemas reparáveis. Fiabilidade e disponibilidade de sistemas mantidos. Modelação de sistemas através de Redes Petri (Petri-nets). Métodos de simulação para a avaliação da disponibilidade de sistemas reparáveis.
Metodologia de avaliação
Trabalho de grupo obrigatório com elaboração de relatório, apresentação e discussão (50%) e um exame final (50%). O exame e o trabalho em grupo requerem uma classificação mínima de 10 valores em 20 (cada).
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em: - Pensamento crítico e inovador e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento de estudos de caso e do projeto da UC. - Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação oral e escrita, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, gestão do tempo, perseverança, auto-motivação), no desenvolvimento do projeto da UC em grupo e sua apresentação e discussão. - Literacia da informação e dos media desenvolvida através da pesquisa de informação e utilização de ferramentas informáticas no desenvolvimento do projeto da UC, elaboração do relatório e apresentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências é da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.