Disciplina Curricular
Hidrodinâmica de Sistemas Flutuantes SFO
Mestrado Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - MENO 2021
Contextos
Grupo: MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Mecânica dos Fluidos. Dinâmica e Hidrodinâmica de Corpos Flutuantes
Objectivos
Adquirir conhecimentos sobre os sistemas flutuantes oceânicos em particular nos aspectos da sua hidrodinâmica e da interacção com o sistema de ancoragem.
Programa
Introdução os diferentes componentes dos sistemas flutuantes e a sua formulação no projecto. Formulação do problema de valor de fronteira para a descrição 3D do movimentos dos flutuadores. Hidrodinâmica linear de navios esbeltos com velocidade de avanço em ondas. Teoria das faixas 2D e 2.5D. Teoria hidrodinâmica linear para corpos flutuantes 3D sem velocidade de avanço, sujeitos a acção de ondas. Equações de movimento descrevendo o comportamento das plataformas em mar regular no domínio da frequência e no domínio do tempo. Funções de Green bidimensionais e tridimensionais. Métodos de Perturbação. Forças e movimentos de segunda ordem. Forças de deriva. Forcas de deriva de baixas frequências. Deriva devida ao vento e corrente. Simulação não linear no domínio do tempo. Configuração da dinâmica de ponto único de ancoragem. Sistemas de ancoragem: cabos tensionados e catenárias. Projecto de sistemas de ancoragem. Amortecimento hidrodinâmicos das linhas de ancoragem.
Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de 2 projectos: a) Comportamento de uma estrutura flutuante em ondas (70%) b) Análise de um sistema de amarração (30%)
Componente de Competências Transversais
Comunicação, técnicas de apresentação oral, falar em público, escrever relatórios e trabalho de grupo.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
Ambos os projectos necessitam de utilização extensiva de métodos computacionais para calcular as respostas
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.