Disciplina Curricular
Análise de Riscos ARis
Mestrado Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - MENO 2021
Contextos
Grupo: MENO 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
N/A
Objectivos
Introduzir os métodos e as técnicas de análise e gestão qualitativa e quantitativa de riscos. Na conclusão da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: - descrever os elementos básicos das metodologias gerais de avaliação e gestão de riscos; - representar e analisar sistemas complexos com os diferentes métodos de análise qualitativa e quantitativa de riscos; - usar ferramentas de apoio à decisão com incerteza; - aplicar métodos e técnicas de modelação, propagação e análise de incertezas
Programa
Definição e quantificação do risco. Metodologia de análise e gestão de riscos. Aspetos qualitativos da análise de riscos. Análise preliminar dos perigos. Quantificação e análise de Sistemas. Análise de sistemas e construção de árvores de falha e árvores de acontecimentos. Introdução às redes Bayesianas. Redes Bayesianas na análise de riscos. Diagramas de influência e árvores de decisão. Modelação de incertezas. Método de simulação de Monte Carlo para análise de risco e propagação de incerteza. Análise de Sensibilidades Incorporação de fatores humanos na análise de risco. Análise de tarefas. Métodos de Quantificação da Fiabilidade Humana – Métodos HEART e THERP.
Metodologia de avaliação
Trabalho de grupo obrigatório com elaboração de relatório, apresentação e discussão (50%) e um exame final (50%). O exame e o trabalho em grupo requerem uma classificação mínima de 10 valores em 20 (cada).
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em: - Pensamento crítico e inovador e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento de estudos de caso e do projeto da UC. - Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação oral e escrita, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, gestão do tempo, perseverança, auto-motivação), no desenvolvimento do projeto da UC em grupo e sua apresentação e discussão. - Literacia da informação e dos media desenvolvida através da pesquisa de informação e utilização de ferramentas informáticas no desenvolvimento do projeto da UC, elaboração do relatório e apresentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências é da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.