Dissertação

Setup of numerical groundwater flow and transport model to determine flow paths and travel times at the Berlin-Spandau MAR site EVALUATED

A recarga induzida de aquíferos (MAR) tem sido utilizada nos sistemas de abastecimento de água em muitos locais devido ao seu valor económico e ambiental. Este estudo investiga a preparação de um modelo numérico de escoamento e transporte de calor (utilizando do flopy, MODFLOW, MT3DMS e SEAWAT) na parcela experimental de Berlin Spandau para determinar as direções de fluxo e os tempos de residência entre as bacias de infiltração e os furos de bombagem. Nunca anteriormente um modelo numérico tinha sido desenvolvido para para analisar os tempos de residência nesta parcela experimental de MAR. Adicionalmente, os resultados de um estudo anterior (usando a temperatura como traçador do tempo de residência) demonstrou que os picos de temperatura observados no verão chegam primeiro ao furo de bombagem que os determinados no inverno. Para compreender esta diferença entre os tempos de residência no inverno e no verão foi incluído o parâmetro de viscosidade no modelo de transporte de calor. Os resultados do modelo mostram que a água mais quente infiltrada no verão tem tempos de residência mais curtos que a água fria infiltrada no inverno. Para além disso, os resultados mostram ainda que a água infiltrada a partir das duas bacias de infiltração tem velocidades de fluxo e tempos de residência diferentes. Assim, os resultados do modelo puderam ser comparados com os do estudo realizado anteriormente permitindo compreender melhor este sistema de MAR.
MAR, direções fluxo subterrâneo, tempos de residência, transporte de calor, flopy, MODFLOW, MT3DMS, SEAWAT

setembro 10, 2018, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Tavares Ribeiro

Secção de Minas e Georrecursos

Professor Associado