Dissertação
Comparison of particulate matter inhalation for users of different transport modes in urban areas EVALUATED
As deslocações diárias contribuem para a exposição a poluentes atmosféricos urbanos, tal como as partículas (PM). Como os peões estão inevitavelmente expostos às concentrações de PM, é crucial estudar quais os modos de transporte mais nocivos para a saúde, para sugerir opções diferentes e mais saudáveis para as deslocações diárias. A fim de se estimar as doses inaladas de PM, este estudo relaciona os batimentos cardíacos (convertidos para taxa de ventilação), velocidade do peão a andar, dinâmica da viagem (distância, tempo) e as concentrações de PM no ambiente. A metodologia consiste na recolha de dados experimentais relativos às concentrações de PM a cada segundo, utilizando um laboratório portátil que é composto por um analisador de PM e um computador portátil. São recolhidos os valores de batimentos cardíacos a fim de estimar a taxa de ventilação, através de um dispositivo Polar RS 800 que inclui um GPS. As concentrações de PM e batimentos cardíacos foram medidos em diferentes microambientes, durante fora da hora de ponta numa rota em Lisboa. Dados de qualidade do ar são também recolhidos junto a uma estação fixa de monitorização de qualidade do ar. Os resultados mostraram que o elétrico e o metro apresentaram as maiores concentrações relativas de PM10 e PM2.5, respetivamente, enquanto os microambientes Pedestre 2 e comboio apresentaram a menor concentração relativa para PM10 e PM2.5, respetivamente. Os valores de inalação de PM10 e PM2.5 ambos foram maiores para o percurso a pé no interior da estação do metro e menores para o comboio.
julho 1, 2015, 14:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Investigadora Pós Doutoramento