Dissertação

Avaliação de impactes de dinâmica, energéticos e ambientais de medidas de acalmia de tráfego EVALUATED

As medidas de acalmia de trafego (MATs) são implementadas para reduzir a velocidade dos veículos e o tráfego de atravessamento nas cidades. Contudo estas têm sido associadas a impactes no consumo de combustível e poluição atmosférica. Desta forma, o objectivo deste estudo foi avaliar os impactes de MATs na dinâmica, consumo de combustível e emissões (CO2, CO e NOx) de veículos. Através de monitorização em estrada de um veículo a gasóleo e um condutor, estudaram-se diferentes MATs: sobrelevação da via, lomba, passeio contínuo e plataforma sobrelevada. Estas encontravam-se em Zonas 30 e numa estrada com limite de velocidade de 50 km/h, da cidade de Lisboa. Os resultados indicam que as MATs abrandam o tráfego e mantêm-no abaixo do limite de velocidade (excepto na plataforma sobrelevada), obtendo-se reduções de velocidade entre 20% e 41%. Nas Zonas 30 as intervenções aumentaram em média o consumo de combustível e emissões de CO2 em 48% e as emissões de NOx em 92%. Na estrada com limite de velocidade de 50 km/h as MAT reduziram em média o consumo de combustível e emissões de CO2 4% e aumentaram em 304% as emissões de NOx. As Zonas 30 contribuem para condições de segurança mais elevadas, devido às velocidades mais baixas. Contudo, a análise à segurança rodoviária registou melhorias mais significativas na estrada com limite de velocidade de 50 km/h, associadas à maior redução dos valores absolutos da velocidade. A metodologia desenvolvida pode apoiar as autoridades locais no processo de selecção da MAT mais apropriada a implementar.
Medidas de acalmia de trafego, Dinâmica do veículo, Consumo de combustível, Emissões de veículos, Monitorização em estrada do veículo, Sistema portátil de medição de emissões

julho 1, 2015, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigadora Pós Doutoramento

ORIENTADOR

Ana Leal Serpa de Vasconcelos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigadora Pós Doutoramento