Dissertação
Avaliação de impactes de dinâmica, energéticos e ambientais de medidas de acalmia de tráfego EVALUATED
As medidas de acalmia de trafego (MATs) são implementadas para reduzir a velocidade dos veículos e o tráfego de atravessamento nas cidades. Contudo estas têm sido associadas a impactes no consumo de combustível e poluição atmosférica. Desta forma, o objectivo deste estudo foi avaliar os impactes de MATs na dinâmica, consumo de combustível e emissões (CO2, CO e NOx) de veículos. Através de monitorização em estrada de um veículo a gasóleo e um condutor, estudaram-se diferentes MATs: sobrelevação da via, lomba, passeio contínuo e plataforma sobrelevada. Estas encontravam-se em Zonas 30 e numa estrada com limite de velocidade de 50 km/h, da cidade de Lisboa. Os resultados indicam que as MATs abrandam o tráfego e mantêm-no abaixo do limite de velocidade (excepto na plataforma sobrelevada), obtendo-se reduções de velocidade entre 20% e 41%. Nas Zonas 30 as intervenções aumentaram em média o consumo de combustível e emissões de CO2 em 48% e as emissões de NOx em 92%. Na estrada com limite de velocidade de 50 km/h as MAT reduziram em média o consumo de combustível e emissões de CO2 4% e aumentaram em 304% as emissões de NOx. As Zonas 30 contribuem para condições de segurança mais elevadas, devido às velocidades mais baixas. Contudo, a análise à segurança rodoviária registou melhorias mais significativas na estrada com limite de velocidade de 50 km/h, associadas à maior redução dos valores absolutos da velocidade. A metodologia desenvolvida pode apoiar as autoridades locais no processo de selecção da MAT mais apropriada a implementar.
julho 1, 2015, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Investigadora Pós Doutoramento
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Investigadora Pós Doutoramento