Dissertação

Environmental and Economical Competitiveness of Batterry Electric Vehicles in the Portuguese Market: exploring the potential economical advantages of "Vehicle-to-Grid" systems EVALUATED

O objectivo desta tese é caracterizar e comparar o custo económico e o impacto ambiental do ciclo de vida de dois tipos de veículos no mercado e realidade portuguesa: o veículo eléctrico a bateria (BEV) e o tradicional motor de combustão interna a gasolina (ICEV). Além desta análise é estudada a possível capacidade dos veículos eléctricos de fazerem serviços de regulação da rede eléctrica nacional ao injetarem electricidade nesta, em alturas de necessidade ou pela absorção de picos (V2G). Este estudo conclui na vantagem económica e ambiental dos BEV em relação aos ICEV a gasolina. Em relação aos dois serviços de regulação analisados, regulação para cima (ie, injetar electricidade na rede) e para baixo (ie, receber electricidade da rede), esta tese conclui que regulação para baixo tem interesse económico. Já a regulação para cima gera mais custos do que benefícios financeiros para o dono do veículo eléctrico. Este estudo foi desenvolvido como parte de um estudo mais abrangente que pretende identificar oportunidades e problemas na sustentabilidade e economia de veículos de tracção eléctrica na sociedade Portuguesa.
Veículo, Eléctrico, Custo Ciclo Vida, V2G, ACV

abril 27, 2012, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar