Dissertação

Electric vehicle diffusion in the Portuguese automobile market EVALUATED

Várias medidas para diminuir as emissões de dióxido de carbono foram postas em acção de modo a cumprir os objectivos do Protocolo de Quioto, melhorar a qualidade do ar e diminuir a dependência energética. O presente trabalho está focado no sector dos transportes, mais especificamente nos Veículos Eléctricos como parte da política portuguesa para potencialmente tornar o sistema de transportes mais eficiente tanto energicamente como ambientalmente. O objectivo principal é a estimação do consumo de energia total da frota e as correspondentes emissões de CO2 até 2030 e examinar em que medida a introdução de VEs vai reduzir estes indicadores. Para tal, um modelo de dinâmica de sistemas da frota portuguesa de veículos foi desenvolvido tentando capturar as inter-relações entre os principais motores do sistema simulando também o comportamento dos proprietários de veículos quando seleccionam tecnologias, neste caso, carros. Verificou-se que os VEs podem alcançar até 7.6% da frota total de veículos em 2030 enquanto que os veículos híbridos podem alcançar até cerca de 60%. Decréscimos na intensidade energética (expressa em tep/1000euro) e na intensidade carbónica (em ton CO2/tep) de pelo menos 51% e 5%, respectivamente, em comparação com os níveis de 1990, podem ser alcançados. Estes resultados mostram que, apesar da maior preocupação com o ambiente, a mudança para os VEs será pouco expressiva. Os veículos híbridos irão surgir como a melhor solução para diminuir o consumo de combustível quando a população tenta diminuir o seu orçamento mensal de combustível mas mantém o nível de mobilidade.
Veículo elétrico, difusão de tecnologia, frota de veículos, modelo de escolha discreta, análise de cenários, Portugal

maio 29, 2012, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar