Dissertação
Exposição a partículas atmosféricas e dose inalada em movimentos pendulares em Lisboa EVALUATED
Enquanto realizam os movimentos pendulares, os indivíduos estão expostos a concentrações de poluentes elevadas que poderão conduzir a efeitos nocivos na saúde. Este trabalho pretende avaliar a exposição a matéria particulada (PM) e dose inalada durante os movimentos pendulares em automóveis, bicicletas e no metro em Lisboa. As concentrações mássicas de PM com diâmetro aerodinâmico (DA) inferior a 2.5 µm (PM2.5) e 10 µm (PM10) e de carbono negro (BC) e ainda as concentrações numéricas de PM com DA entre 0.01 e 1 µm (PN0.01-1) foram medidas numa rota representativa, ao longo de 18 dias em cinco períodos diários (8h, 10h30, 13h, 18h e 20h). Os resultados mostraram que as concentrações médias de PM2.5 e PM10 foram superiores no metro, enquanto que as concentrações médias de BC e PN0.01-1 foram mais elevadas nos automóveis e bicicletas, respetivamente. No interior dos automóveis, as concentrações aparentaram ser influenciadas pelas concentrações exteriores e pelo tipo de ventilação. O uso de ventilação conduziu a menores concentrações de PM2.5 e PM10 e maiores concentrações de BC no interior, relativamente ao meio exterior. A dose inalada foi superior nas deslocações de bicicletas, porque as viagens foram mais demoradas e este meio de transporte requer um maior esforço físico e, por isso, taxas de ventilação mais elevadas. Este estudo está inserido no projeto LIFE Index-Air cujo objetivo é criar uma ferramenta de apoio à decisão que permitirá identificar medidas de melhoria da qualidade do ar, do bem-estar e da saúde da população.
novembro 19, 2018, 16:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Tecnologias Nucleares e Protecção Radiológica (TNPR)
Investigador Auxiliar