Dissertação

Avaliação de cenários de mobilidade em 2030 tendo como ferramenta a análise de ciclo de vida de veículos Diesel vs. Eléctrico EVALUATED

Sendo o sector dos transportes dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa (GEE), é de extrema importância que sejam desenvolvidas alternativas aos veículos de combustão interna, de forma a minimizar o impacto deste sector no ambiente. Uma das alternativas passa pela adopção de veículos eléctricos (VE), cujas emissões de GEE dependem do mix de produção de electricidade utilizado para o carregamento das baterias. Posto isto, esta dissertação foca-se na comparação entre um veículo eléctrico e um veículo diesel a circular em Portugal em 2030, considerando variáveis como os comportamentos de condução e zonas de circulação que resultam em diferentes consumos de combustível ou electricidade. São também analisados diferentes mix electricidade e evoluções do parque automóvel até 2030, incluindo a fracção de VE com base nos cenários desenvolvidos no MEET2030 e ainda um cenário business-as-usual. O projecto MEET2030 desenvolveu dois cenários distintos, o Avestruz e o Lince, com base na relação entre a eficiência energética e o crescimento económico, tendo influência nas emissões de GEE. Esta comparação foi desenvolvida através de uma análise de ciclo de vida (ACV), onde foram incluídas as fases de produção dos veículos e de utilização, em paralelo com a produção de combustível e electricidade para os respectivos veículos. As categorias de impacte analisadas, PAG e PFOT, indicam que os VE são responsáveis por menos emissões que os veículos a diesel, enquanto o PFP indica o oposto. No entanto, os resultados são variáveis consoante a fracção de carvão no mix de electricidade.
Veículos Eléctricos, Análise de Ciclo de Vida, MEET2030, Mix de Electricidade, Emissões Atmosféricas, Parque Automóvel

novembro 21, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ricardo Filipe De Melo Teixeira

Secção de Ambiente e Energia (SAE)

Professor Auxiliar Convidado