Disciplina Curricular

Ciências Sociais em Ambiente CSA

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - MEAmbi 2008

Contextos

Grupo: MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Competências Transversais

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O contributo das ciências sociais em ambiente conta com três objetivos chave: - Entendimento crítico sobre a identificação dos aspetos sociais e a relevância das perspetivas no entendimento do que é ambiente, e como a construção social do ambiente pode limitar ou potenciar a prática de engenharia do ambiente em contextos empresarias, industriais, na administração pública nacional e local. - Exploração de competências em ciências sociais para que, em conjunto com as competências técnicas adquiridas, os alunos desenvolvam um entendimento prático e relevante dos sistemas sociais e das suas relações com os sistemas ambientais, traduzindo-se numa perspetiva cautelar e construtiva em sistemas sócio-ambientais ou sócio-ecológicos, atendendo igualmente à percepção do risco, desastre e vulnerabilidade. - Criação de competências através de metodologias, métodos e instrumentos para análise social adequados à engenharia do ambiente, e de estratégias metodológicas de participação pública e envolvimento ativo de agentes interessados.

Programa

1. Ciências sociais e sistemas sociais. Ética ambiental e construção social do ambiente: A relação ambiente-sociedade no quadro da atualidade a. Ciências sociais e sistemas sociais: relevância para a engenharia do ambiente. b. Sistemas socio-ecológicos. c. Ética ambiental e Construção social do ambiente. d. Atitudes sociais e comportamentos em relação ao ambiente;. 2. Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais a. Pesquisa social; Métodos quantitativos e qualitativos. b. Aplicação de metodologias, métodos e ferramentas para identificação, caracterização, análise de sistemas social num projeto de engenharia social. 3. Ambiente e sociedade de risco a. Percepção de risco. Risco, vulnerabilidade e desastre. b. Bases de um paradigma alternativo: vulnerabilidade, adaptação e capacidade adaptativa. 4. Perspetivas disciplinares e contextuais em Ciências Sociais em Ambiente a. Economia (social), direito (enquadramento social e ambiental) e política (relação social, ambiental e a governança), Geografia social, demografia, Sociologia, e comunicação b. Contextuais: empresariais (cadeia-de-valor); industriais (cadeia-de-abastecimento); municipal (interface entre sistemas e o cidadão), e administração (fluxos e distribuição de poder) c. Mudanças de paradigmas: empreendedorismo social e a empresa social; inovação social Vs ajustamento social. 5. Metodologias para Participação Pública e envolvimento ativo de agentes a. Aplicação de metodologias, métodos e Ferramentas para identificação, caracterização, análise de sistemas social num projeto de engenharia social b. Democracia representativa vs democracia deliberativa. c. Facetas do poder e comportamento político. Conflito e negociação d. Métodos participativos. Métodos de terceira geração e métodos tradicionais.

Metodologia de avaliação

A avaliação é contínua e integra: - Cinco mini-testes, com igual peso na nota (média respectiva terá que ser igual ou superior a 9.5; não há nota mínima em nenhum dos mini-testes). - Um trabalho de grupo (2 pessoas) sobre a analise de um sistema social num dado contexto e aplicação pratica em engenharia do ambiente (nota igual ou superior a 9.5). Nota final: 80% mini-testes + 20% trabalho de grupo Exame apenas em 2ª chamada, mínimo de 7,5 para ir a exame

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre