Dissertação

Introdução de medidas de melhoria do nível de emissões e do consumo energético na frota da TMX no horizonte 2007-2012 EVALUATED

O presente estudo teve como objectivo identificar medidas de melhoria do nível de emissões e do consumo energético da frota de uma empresa de serviços (TMX), bem como quantificar o impacte energético e ambiental da introdução das mesmas. Neste sentido, foi definida uma metodologia de avaliação energética e ambiental. A referida metodologia foi aplicada à frota em estudo no ano de referência (2007), permitindo a realização do respectivo diagnóstico energético e ambiental. Uma vez caracterizada e avaliada a situação no ano de referência, foi então possível definir as medidas a estudar. Posteriormente, procedeu-se à definição de dois cenários para o período de 2007 a 2012: um cenário Business as Usual (BAU) em que foi assumida a manutenção das principais características da frota, e um cenário alternativo, ao qual foram aplicadas as medidas definidas. Após uma avaliação do potencial ganho energético e ambiental proveniente da aplicação de cada uma das medidas (separadamente), foi realizada uma comparação entre o cenário BAU e o cenário alternativo. O estudo permitiu concluir que o cenário alternativo apresenta um potencial de redução de cerca de 10%, tanto em termos de consumo energético, como em termos de emissões de GEE, face ao cenário BAU. Para os outros poluentes atmosféricos estudados (CO, COV, NOx, PM) foram verificadas reduções na ordem de 8% a 13%.
Frota; Avaliação energética e ambiental; Medidas de melhoria; Cenários.

Novembro 5, 2008, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Abranches Teixeira Lopes Farias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar