Dissertação

Avaliação de Sustentabilidade de Infra-Estruturas Rodoviárias pelo Sistema LiderA EVALUATED

A evolução da construção ao longo do tempo fez com que o crescimento do espaço urbano se desse de forma pouco planeada, resultando em danos irreversíveis no meio ambiente. O objectivo deste trabalho é desenvolver uma avaliação de desempenho ambiental para infra-estruturas rodoviárias, baseado num sistema criado e aplicado em Portugal ? LiderA. Na aplicação deste sistema de certificação voluntário em sustentabilidade é possível, para além de saber o estado de desempenho da infra-estrutura, obter linhas de orientação e de aplicação de boas práticas com vista à melhoria contínua. Como primeiro caso de estudo temos o alargamento da A2 para 2x3 vias, no sublanço Coina/Setúbal cuja concessão pertence à Brisa ? Auto-Estradas de Portugal S.A, e o segundo caso pertence às Estradas de Portugal, S.A e é o último sublanço da CRIL, Buraca/Pontinha. Estes encontravam-se em fase de projecto e de construção, respectivamente, até à data da avaliação. Nos dois casos existem vários critérios de avaliação para os quais não se obteve, essencialmente pela inconsistência da informação existente, qualquer classificação, mas nota-se que por serem tipos de intervenção muito diferentes, apresentam desempenhos distintos aos vários níveis. O resultado comum foi que, independentemente de se considerar necessário desenvolver a avaliação apresentada segundo uma base de aplicação mais específica, os casos em estudo estão no caminho da sustentabilidade e, a partir do método desenvolvido, é possível definir o caminho que devem seguir para melhoria do desempenho das infra-estruturas.
Construção Sustentável, Estradas, Desempenho ambiental, Soluções sustentáveis

Novembro 17, 2008, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar