Disciplina Curricular

Avaliação de Impactes AImpa

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021

Contextos

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Ciências Sociais e Ambiente; Economia Ambiental e dos Recursos Naturais; Gestão e Políticas de Ambiente e Território; Fundamentos de Planeamento e Território; Ecologia Aplicada e Paisagem; Energia Clima e Ambiente; Hidrologia e Recursos Hídricos; Amostragem e Metodologias de Análise Ambiental; Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos; Materiais, Resíduos e Reciclagem.

Objectivos

No final do semestre espera-se que os alunos saibam o que são impactes ambientais no seu sentido amplo, como uma dimensão analítica fundamental em gestão e política do ambiente. Em particular como os impactos ambientais são analisados e avaliados proactivamente, de forma integrada, no apoio à decisão setorial sobre o desenvolvimento de novos projetos ou recuperação e reabilitação de projetos existentes. Deverão igualmente ficar a conhecer a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente, e explorar o seu papel no apoio à decisão, atuando ao nível do planeamento, conceção, construção, operação e desativação de projetos. Espera-se que no final os alunos saibam identificar impactos ambientais, justificar porquê que é importante analisá-los, como se recolhe informação, como se atribui valor em contexto multi-ator e multi-escala, como se avaliam impactos, como se mitigam os impactos negativos e potenciam os positivos e como se monitoriza.

Programa

Conceitos básicos e instrumentos de análise e avaliação de impactes ambientais. A avaliação de impacte ambiental (AIA) como instrumento central - quadro legal e institucional. Métodos e técnicas de avaliação. Processo de AIA: da seleção de ações e definição de âmbito ao seguimento e monitorização. Tipos e natureza dos impactes ambientais: físicos, ecológicos, sociais e económicos. Participação pública. Impactes cumulativos. Seleção e avaliação de alternativas de projeto. Preparação do estudos de impacte ambiental. Seguimento com monitorização e pós-avaliação. Acompanhamento ambiental de obra. Revisão da qualidade. Relação da AIA com os sistemas de gestão ambiental. Desenvolvimento de um projeto aplicado ao longo de todo o semestre.

Metodologia de avaliação

A avaliação é contínua, baseada no desempenho individual e em grupo, durante todo o semestre. Tem três componentes: uma pergunta no final de cada aula sobre o tema da aula (avaliação individual); seis exercícios em aula TP; projeto em grupo, com 3 apresentações ao longo do semestre e relatório final. A participação nas aulas T e TP é considerada no afinamento da nota final.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico e inovador, (nomeadamente pensamento estratégico e abordagem à resolução de problemas), de competências interpessoais e intrapessoais (nas apresentações oral, organizacional e trabalho em equipa no desenvolvimento do projeto), na literacia (da informação e dos media, capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) e de cidadania global, com autodisciplina, perseverança, auto-motivação. Todas estas competências se desenvolvem na participação nas aulas, no trabalho em equipa para desenvolvimento do projeto e respetivas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre