Disciplina Curricular

Modelação Ambiental MAmb

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021

Contextos

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Competências básicas de programação e computação

Objectivos

(1) Compreensão da importância e papel dos modelos numéricos e computacionais em estudos ambientais; (2) Assimilação de conhecimento fundamental em modelação numérica/computacional (terminologia, métodos, etc.); (3) Desenvolvimento de modelos orientados por processos para estudar fenómenos ambientais; (4) Melhoramento das capacidades de programação; (5) Aquisição de experiência na construção de modelos utilização de ferramentas de modelação existentes.

Programa

A disciplina está organizada em torno dos seguintes conteúdos: (1) introdução geral aos modelos numéricos/computacionais, (2) conceitos básicos sobre o desenvolvimento de modelos, (3) oportunidades e metodologias para desenvolvimento e utilização de modelos, (4) métodos de avaliação de modelos. Numa fase preliminar, são abordadas questões essenciais em torno da utilidade e natureza dos modelos. Numa etapa seguinte são desenvolvidas capacidades de criar modelos, começando com a escolha do tipo de modelo, seguida da definição do modelo conceptual, ao qual é depois atribuído um modelo matemático, terminando na programação do algoritmo que faz o modelo numérico. São também experimentados diferentes softwares de desenvolvimento de modelos e plataformas de modelação já existentes. Por fim, são testados métodos de avaliação da performance dos modelos através da análise gráfica e quantitativa.

Metodologia de avaliação

A avaliação é contínua e as vertentes teórica e prática são avaliadas de forma distinta. Os conhecimentos da vertente teórica são avaliados através da realização de mini-testes (durante o horário das aulas). A componente prática é avaliada através de 3 trabalhos realizados ao longo do semestre. Dois desses trabalhos consistem em desenvolver modelos (programação) com base nos conceitos adquiridos na componente teórica. O último trabalho ou projeto consiste na aplicação de um software de modelação ambiental, após aprendizagem do mesmo nas aulas. As componentes de Programação e Computação e de Competências Transversais correspondem, respectivamente, a 45% e a 15% da avaliação da disciplina.

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador - uma componente significativa da disciplina diz respeito à elaboração de modelos conceptuais, numéricos e computacionais. Para tal, os alunos enfrentam o desafio de ter de resolver vários problemas, desde a compreensão de conceitos, à programação. Competências Interpessoais - Muitos trabalhos e exercícios são realizados em grupo, obrigando os alunos a trabalhar em equipa e a desenvolver capacidades de comunicação e organização. Competências Intrapessoais - A natureza dos problemas e trabalhos realizados nas aulas exigem autodisciplina e perseverança dos alunos para serem cumpridos. Esta componente corresponde a 15% da avaliação da UC.

Componente Laboratorial

Não se aplica

Componente de Programação e Computação

Abstração: Abstração procedimental, O conceito de tipo de dados (tipos elementares e tipos estruturados), Abstração de dados Automação: A definição de funções, A utilização de funções Decomposição: Estruturas Lineares (pilhas, filas, tabelas de dispersão), inserção e consulta Depuração: Utilização de depuradores, Depuração da base para o topo (bottom-up debugging) Generalização: Funções de ordem superior Raciocínio algorítmico: Algoritmos, Programas, Processos computacionais. Esta componente corresponde a 45% da avaliação da UC.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre