Disciplina Curricular

Soluções Baseadas na Natureza no Ciclo Urbano da Água SBNCUA

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021

Contextos

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos deverão apresentar as seguintes competências: - descrever a ligação entre as infra-estruturas verdes e a água em meio urbano - descrever as características das principais Soluções Baseadas na Natureza utilizadas em meio urbano - descrever os potenciais contributos das Solução Baseadas na Natureza para a gestão da água em meio urbano, tanto em termos de quantidade como de qualidade - descrever os benefícios múltiplos das Soluções Baseadas na Natureza utilizadas em meio urbano - realizar uma apreciação crítica de benefícios face a custos de Soluções Baseadas na Natureza utilizadas em meio urbano.

Programa

Introdução: os desafios da gestão da água em meio urbano. Histórico de Soluções Baseadas na Natureza para gestão da água em meio urbano e diferentes nomenclaturas. Caracterização de Soluções Baseadas na Natureza para uma gestão eficiente do ciclo da água em meio urbano. Soluções para controlo de caudal e para beneficiação da qualidade da água. Interface entre a gestão da água e os processos naturais (infraestrutura azul e verde) e ligação com a cidade. Introdução aos serviços de ecossistemas em Soluções Baseadas na Natureza para gestão da água em meio urbano. Avaliação custo-benefício de Soluções Baseadas na Natureza. Apresentação de casos de estudo, com identificação de usos múltiplos..

Metodologia de avaliação

2 mini-testes – 25% cada 1 relatório de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão – 50%.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador (criatividade, pensamento estratégico) no trabalho de grupo e exame. Permite o desenvolvimento de Competências Interpessoais (apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa) e competências Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, perseverança) no desenvolvimento e apresentação do trabalho de grupo.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre