Dissertação

Planning Bus Rapid Transit services: A case study in Barcelona Metropolitan Area EVALUATED

O atual crescimento da população urbana está a conduzir a um problema de mobilidade. O aumento dos automovéis particulares nos centros das cidades está a tornar-se insustentável e é necessária uma mudança na eficiência e diversidade dos transportes públicos. Os autocarros são agora vistos como uma alternativa viável e rentável para este problema, nomeadamente os sistemas de Bus Rapid Transit. Vários métodos estão a ser estudados e desenvolvidos de modo a cobrir a maior área e procura possíveis com os recursos disponíveis. Este trabalho apresenta um modelo de programação matemática para o desenho de uma rede de autocarros. O objectivo é minimizar o tempo que um utilizador médio passa dentro da rede, alcançando um conjunto de rotas, com frequências associadas, que satisfaçam a procura prevista para cada par Origem-Destino. Posteriormente, o modelo é aplicado a um caso de estudo na Área Metropolitana de Barcelona, onde é estudado o impacto da implementação de uma rota de Bus Rapid Transit na rede atual. Os resultados apresentados servem como instrumento de tomada de decisão para melhorar a rede, sendo apresentados o conjunto de rotas e frequências associadas que minimizam a função objectivo dada. Obtém-se uma diminuição de 8.75 minutos no tempo gasto por um utilizador médio dentro da rede, o que representa uma redução de 15% quando comparado com o caso atual, mostrando que existe espaço para melhorias da rede.
Problema de Desenho da Rede de Transporte, Desenho de Rede de Autocarros, Autocarros de Trânsito Rápido, Definição de Frequências de Operação, Transportes Públicos

junho 29, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Josep Maria Olivé

Area Metropolitana de Barcelona

Engenheiro Transportes

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar