Dissertação
Planning Bus Rapid Transit services: A case study in Barcelona Metropolitan Area EVALUATED
O atual crescimento da população urbana está a conduzir a um problema de mobilidade. O aumento dos automovéis particulares nos centros das cidades está a tornar-se insustentável e é necessária uma mudança na eficiência e diversidade dos transportes públicos. Os autocarros são agora vistos como uma alternativa viável e rentável para este problema, nomeadamente os sistemas de Bus Rapid Transit. Vários métodos estão a ser estudados e desenvolvidos de modo a cobrir a maior área e procura possíveis com os recursos disponíveis. Este trabalho apresenta um modelo de programação matemática para o desenho de uma rede de autocarros. O objectivo é minimizar o tempo que um utilizador médio passa dentro da rede, alcançando um conjunto de rotas, com frequências associadas, que satisfaçam a procura prevista para cada par Origem-Destino. Posteriormente, o modelo é aplicado a um caso de estudo na Área Metropolitana de Barcelona, onde é estudado o impacto da implementação de uma rota de Bus Rapid Transit na rede atual. Os resultados apresentados servem como instrumento de tomada de decisão para melhorar a rede, sendo apresentados o conjunto de rotas e frequências associadas que minimizam a função objectivo dada. Obtém-se uma diminuição de 8.75 minutos no tempo gasto por um utilizador médio dentro da rede, o que representa uma redução de 15% quando comparado com o caso atual, mostrando que existe espaço para melhorias da rede.
junho 29, 2022, 10:0
Publicação
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