Dissertação

Control and protection laws of a high altitude UAV flying wing EVALUATED

Este documento oferece um estudo aprofundado dos sistemas de controle para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), com foco na estratégia de Inversão da Dinâmica Não-Linear Incremental (INDI) e INDI em Duas Etapas (TSINDI), bem como técnicas de Proteção de Envelope de Voo (FEP), no contexto do projeto Eye In The Sky. A pesquisa define o âmbito e os objetivos do projeto, introduz as fundamentações teóricas necessárias e realiza uma revisão bibliográfica sobre o controle de atitude de VANTs, enfatizando particularmente estratégias de controle não linear. As principais contribuições incluem o desenvolvimento e avaliação dos controladores INDI e TSINDI especificamente no contexto da missão e aeronave especificadas. O controlador TSINDI, em particular, demonstra desempenho superior em simulações, mostrando robustez sob várias condições de voo. Além disso, a introdução e validação do sistema FEP é realizada. Dividido em seções que abordam diferentes aspectos da segurança de voo, o sistema é validado por meio de simulações, garantindo uma proteção eficaz do envelope de voo. O documento conclui delineando direções para pesquisas futuras, destacando a importância de testes no mundo real e o aprimoramento das estratégias FEP. Em resumo, esta pesquisa contribui para o campo dos sistemas de controle de VANTs, fornecendo soluções robustas e confiáveis para o controle de voo e proteção de envelope, e estabelecendo uma base sólida para avanços futuros na área.
VANT, Sistemas de Controle, INDI, Sistema de proteção do envelope de voo, Controle de atitude

dezembro 6, 2023, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Marcos Pereira-Barretto

Universidade de São Paulo (USP)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Raul Carreira Azinheira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar