Disciplina Curricular
Propagação e Dissipação PDis
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 2
Período:
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço > Especialização Secundária - Espaço > Modelação Multidisciplinar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
N/A
Objectivos
Analogias e diferenças entre fenómenos não-estacionários do tipo onda ou difusão ou combinados, em fluidos, sólidos, dieléctricos ou outros meios homogéneos ou heterogéneos, incluindo interfaces, obstáculos, fontes, fenómenos não lineares e sua ocorrência na terra e espaço e utilização na concepção de veículos e aparelhos.
Programa
1. Analogias entre: (i) ondas sonoras; (ii) ondas electromagnéticas ; vibrações de (iii) cordas, (iv) membranas, (v) barras, (vi) vigas e (vii) placas elásticas; (viii) ondas em meios elásticos tridimensionais; (ix) ondas hidráulicas de superfície; (x) ondas magneto hidrodinâmicas. 2. Analogias entre: (i) condução de calor não estacionária, (ii) difusão de massa em meios multifásicos e (iii) dissipação eléctrica pelos efeitos de Ohm e Hall. 3. Propagação de ondas isótropas e anisótropas, dispersivas e não-dispersivas em meios com ou sem dissipação. Ondas não-lineares e formação de choques. 4. Reflexão, transmissão e absorção de ondas incidentes em interfaces irregulares entre meios distintos em movimento. 5. Geração de ondas e difusão a partir de fontes multipolares pontuais e distribuições finitas ou infinitas. 6. Ondas em meios heterogéneos 7. Acústica de meios heterogéneos em movimento 8. Ondas, modos, dissipação e radiação em instrumentos musicais
Metodologia de avaliação
Apresentações orais e discussões de trabalhos (50%), exame final (50%)
Componente de Competências Transversais
Competências Intrapessoais e gestão de tempo
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.