Disciplina Curricular
Fenómenos Interativos FI
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 1
Período:
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço > Especialização Secundária - Espaço > Veículos e Missões
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Mecânica Aplicada II, Mecânica Orbital (preferencial, pode ser em simultâneo)
Objectivos
Aprender sobre como podem ser modelados fenómenos complexos relacionados com aeroespacial de modo mais realista do que as idealizações mais simplificadas usadas em abordagens introdutórias aos assuntos. Ao terminar a unidade curricular o aluno deve ser capaz de compreender, pensar criticamente e utilizar modelos mais aproximados requeridos no contexto de problemas de engenharia aeroespacial relacionados com a modelação da gravidade de astros irregulares e outros, atmosferas, reentrada de veículos espaciais, e fenómenos associados
Programa
Gravidade de corpos extensos: Solução da equações de Poisson e Laplace, Harmónicas Esféricas e suas propriedades; Aplicação a Órbitas Especiais. Campo Gravítico de Corpos Irregulares: Geóide; Modelos de Gravidade da Terra; Correcções relativistas. Efeitos da Gravidade em Corpos Celestes e Satélites: CM vs CG; Corpos Pequenos; Casos Especiais; Efeitos de Maré e Suas Consequências. Atmosferas Planetárias: Propriedades e Modelos; Resistência Aerodinâmica e Alta Atmosfera; Regimes de Escoamento; Aproximações e Sua Validade. Introdução à Aerodinâmica Hipersónica e Aerotermodinâmica: Entrada de Órbita; Características do Escoamento; Coeficientes Aerodinâmicos; Análise Aerodinâmica Simplificada; Método dos painéis e outros; design de veículos. Fundamentos da Entrada Atmosférica: Introdução; Física de entrada; Transferência de Calor; Ponto de Estagnação; Escudos de Ablação; Equações do Movimento; Tipos de Entradas; Trajectórias Simplificadas; Corredor de Entrada; Casos de Estudo.
Metodologia de avaliação
Relatório(s) e Apresentação(ões)de trabalho(s) e/ou programas informáticos (70%) e Exame final 30%)
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (100%), Competências Interpessoais (70%), Competências Intrapessoais (100%).
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.