Disciplina Curricular
Programação de Sistemas PSis
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aviónica > Especialização Secundária - Aviónica > Controlo e Sistemas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Programação Redes de Computadores e Internet Programação concorrente
Objectivos
São objetivos desta UC dotar os alunos com conhecimentos e competência suficientes para a programação e desenvolvimento de sistemas compostos por diversos processos, sendo abordados conceitos de desenho de sistemas, uso de mecanismos de comunicação entre processo e persistência de dados. No fim da UC os alunos serão capazes de: - Compreender os conceitos teóricos relacionados com o desenho e especificação de sistemas compostos por diversos processos - Conhecer e aplicar metodologias de descrição de sistemas - Conhecer os diversos modelos arquiteturais e saber em que circunstâncias os aplicar - Compreender a gestão de processos nos Sistemas Operativos atuais - Conhecer e aplicar diversos modelos de sincronização entre processos - Conhecer e aplicar diversos modelos de comunicação entre processos - Conhecer e compreender mecanismos de modelação e armazenamento de dados
Programa
Arquiteturas de Software Introdução ao SysML-Lite Gestão de processos em Unix Sincronização entre processos em Unix Comunicação entre processos Comunicação indirecta (message queues) Mecanismos de modelação e persistencia de dados (introdução ao SQL) Middlewares de Object-relational mapping
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
PENSAMENTO ESTRATÉGICO / PENSAMENTO CRÍTICO / ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Durante a resolução do projeto os alunos serão deparados com séries de desafios e opções que os obrigarão a tomar decisão. nesta fase será apresentadas e exercitadas estas competências. A avaliação do projeto terá em conta a qualidade das soluções apresentadas pelos alunos, refletido diretamente estas competência, sendo atribuído na nota final um peso de cerca da 10%. COMUNICAÇÃO ESCRITA / ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO DE RELATÓRIOS E APRESENTAÇÕES A entrega do projeto será acompanhada por um relatório. Uma das componentes da avaliação corresponde precisamente à do relatório onde será tido em conta a estrutura, clareza, qualidade do documento, mas também a capacidade de apresentar os conceitos técnicos. Corresponde a 10% da nota. TRABALHO EM EQUIPA Como o projeto será realizado em grupos de alunos, esta competência será desenvolvida durante a UC e indiretamente avaliada no projeto
Componente Laboratorial
Os laboratórios servirão numa fase inicial da UC para a realização de exercícios ilustrativos do conceitos, técnicas e tecnologias relevantes. Serão apresentados enunciados que os alunos deverão iniciar a resolução antes do laboratório e deverão continuar depois. Numa fase terminal da UC os laboratórios servirão para a realização acompanhada do projecto.
Componente de Programação e Computação
Todos os conceitos leccionados nesta UC e aprendidos pelos alunos estão relacionados com competências de programação de computadores e sistemas informáticos. Os laboratorial e projeto requerem a programação de aplicações e sistemas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.