Disciplina Curricular
Electrónica Geral EGer
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aviónica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimento dos dispositivos electrónicos básicos e análise dos circuitos electrónicos elementares.
Objectivos
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas de análise e síntese de circuitos simples. Verificação experimental dos principais conceitos apreendidos.
Programa
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS: Circuitos básicos com Amplificadores Operacionais. Amplificador Operacional Real: características não ideais. FILTROS ACTIVOS: Funções de Transferência; Aproximações e tipos de filtros; Filtros com Simulador de Indutância; Secção biquadrática, Filtros com integradores; Secção de Sallen & Key. OSCILADORES: Principios básicos, critério de Barkhausen, estabilização de amplitude; osciladores RC-Activos; Osciladores de cristal e LC; Osciladores de relaxação. CONVERSORES ELECTRÓNICOS DE POTÊNCIA CC-CC: Conversor redutor; Conversor ampliador; Conversor redutor-ampliador;Conversor em ponte; Análise nos modos de condução contínua e descontínua. CONVERSORES DE SINAL: Introdução à conversão de sinal A/D e D/A: definições e características. Conversores D/A, Conversores A/D. FILTROS DIGITAIS: Digitalização do sinal. Filtros IIR e FIR. Realização de filtros. Filtros adaptativos.Algoritmo LMS. SISTEMAS DIGITAIS: Memórias ROM, EPROM, EEPROM, SRAM e DRAM.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Na UC Electrónica Geral fomenta-se o desenvolvimento de competências transversais dos alunos mediante a tipologia das aulas (TP e L), nas quais os alunos terão que resolver problemas individuais, o que incentiva o pensamento crítico e inovador, e executar trabalhos de grupo, o que incentiva competências interpessoais. A própria estrutura da disciplina a ser realizada em 9 semanas obriga ao desenvolvimento de competências intrapessoais (como por exemplo a autodisciplina). A componente de avaliação de Competências Transversais encontra-se essencialmente integrada na componente laboratorial de avaliação, que representa 50% da nota final, correspondendo a uma percentagem de cerca de 5% da nota final.
Componente Laboratorial
3 a 4 trabalhos com componentes de hardware e software, abrangendo as áreas de Filtros Analógicos, Osciladores, Conversores A/D ou D/A e Filtros Digitais.
Componente de Programação e Computação
Os alunos deverão utilizar ferramentas de software nos trabalhos de laboratório. Prevê-se que estas ferramentas incluam eventualmente os programas SPICE, MATLAB+Simulink. As componentes de avaliação de Programação e Computação encontram-se integradas na componente laboratorial de avaliação, que representa 50% da nota final, correspondendo a uma percentagem de cerca de 5% da nota final.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.