Disciplina Curricular
Lançadores Espaciais LEsp
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Mecânica Aplicada I, Mecânica Aplicada II
Objectivos
Aprender sobre como funcionam os lançadores espaciais relativamente à sua dinâmica, trajectórias e propulsão bem como quais são os principais desafios e dificuldades técnicas para o seu funcionamento, construção e lançamento
Programa
Introdução: história, anatomia e configuração; nomenclatura e tipologia. Princípios fundamentais: Propulsão por reacção; Operações e desempenho; Estágios. Propulsão de foguetes: Tipos de propelentes; Fundamentos da propulsão térmica - termodinâmica, câmara de combustão, tubeiras convergentes-divergentes, expansão e pluma, desempenho da tubeira e design; O motor de propulsão líquida - descrição, propelentes, componentes fundamentais, factores a considerar; Motores de propulsão sólidos e híbridos; Outros tipos de propulsão - nuclear térmico, propulsão eléctrica, outros. Trajectórias de foguetes: Equações do movimento; Ascensão vertical; Trajectórias 2D - Gravity Turn, outras, controlo; Como optimizar trajectórias - soluções e técnicas. Factores a considerar: processo de design, construção e teste; estrutura e vibrações; operações de lançamento. Tópicos adicionais: Recuperações de estágios; Motores air-breathing; foguetes tripulados; Single stage to orbit; o foguete relativista.
Metodologia de avaliação
Relatório(s) e Apresentação(ões)de trabalho(s) (50%) e Exame final (50%)
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (100%), Competências Interpessoais (50%), Competências Intrapessoais (100%).
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.