Disciplina Curricular
Emissões Aeronáuticas Emi
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 1
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
Conhecimento das principais fontes de emissão poluentes e acústicas com origem aeronáutica e mecanismos associados. Conhecimento das regras de certificação de emissões e ruído para aeronaves de transporte comercial. Fazer uso dos conhecimentos adquiridos para definir estratégias de operação e projecto de aeronaves "verdes".
Programa
Parte A: Estudo de Emissões Poluentes A1 - Conceitos Introdutórios. A2 - Principais Efeitos Ambientais da Poluição Atmosférica. A3 - Sistemas de Propulsão de Aeronaves. A4 - Emissões Poluentes de Motores de Aeronaves. A5 - Operação e Projecto de Aeronaves para Baixas Emissões. Parte B: Estudo de Emissões Acústicas B1 - Conceitos Introdutórios. B2 - Propagação do Som na Atmosfera. B3 - Medição do Ruído. B4 - Fontes de Ruído em Aeronaves.
Metodologia de avaliação
A Classificação Final é formada por duas componentes independentes de avaliação: - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Projecto realizado em grupo, avaliado com base em relatório escrito e apresentação oral (60%)
Componente de Competências Transversais
Na realização dos projectos é estimulada a adopção de diferentes abordagens para a resolução dos problemas em questão, bem como a análise dos resultados potenciais nas vertentes de projecto, operacional e económica, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de um Pensamento Crítico e Inovador. Adicionalmente, o trabalho em equipa e a apresentação oral destes projectos contribuem para o desenvolvimento das Competências Interpessoais.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.