Dissertação
Viewport Adaptive Streaming for Omnidirectional Video Delivery EVALUATED
Nesta tese, optimizou-se a projeção offset cubemap (OCM) – uma solução de Viewport Adaptive Streaming (VAS) desenvolvida pela empresa Oculus – para obter uma solução melhorada de streaming de vídeo omnidirecional. A projeção OCM permite uma resolução espacial mais alta (e em consequência, uma melhor qualidade) em torno de uma direção pré-definida do vídeo omnidirecional – designada por offset – através da distorção dos ângulos esféricos. A implementação OCM utilizada pela Oculus considera uma magnitude de offset fixa de 0.7 que, como comprovado nesta tese, não é a óptima em termos da qualidade do viewport. Para avaliar o impacto do offset, foram considerados 11 valores de offset, aplicados a três vídeos omnidirecionais com atividades espácio-temporais distintas. O melhor valor de offset encontrado foi de 0.42, permitindo ganhos na qualidade do viewport (medida com a métrica V-PSNR) até 2.3 dB, relativamente à que se obtém com um offset de 0.7. A projecção OCM optimizada foi comparada com estratégias de streaming de vídeo omnidirecional de dois tipos: monolítica e baseada em tiles. Para orientações de visualização do vídeo pré-definidas, o streaming baseado em OCM obteve resultados superiores às técnicas de referência, desde que a orientação pedida (ao servidor) corresponda à direção de visualização, ou desde que o erro entre as duas orientações não ultrapasse 20°. Ao utilizar trajetórias resultantes do movimento da cabeça de utilizadores reais, previamente gravadas, a estratégia baseada em OCM proporcionou viewports com qualidade superior ao método monolítico, e competiu com as estratégias de streaming baseadas em tiles.
julho 20, 2020, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Maria Paula Dos Santos Queluz Rodrigues
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar