Dissertação

Energy Management and Control in Hybrid Aircraft with Energy Storage APPROVED

A aviação é um dos setores de transportes que mais contribui para a emissão dos gases responsáveis pelo efeito de estufa. Dada a crescente preocupação e consciencialização para esta temática, tendo em vista a redução das emissões de tais gases poluentes, a mudança de paradigma para uma propulsão de aeronaves totalmente elétrica ou híbrida é vista como sendo uma contribuição para a minimização das emissõs. Deste modo, a presente tese tem como objetivo desenvolver uma arquitetura de conversão comutada de energia para aeronaves de propulsão híbrida elétrica, nomeadamente os seus conversores eletrónicos comutados, controladores e estratégia de gestão energética para ser implementada em aeronaves leves de curto alcance. Os conversores eletrónicos projetados são retificadores trifásicos de fator de potência unitário, inversores trifásicos para os motores elétricos de propulsão e um conversor DC/DC reversível para interligação do barramento de tensão contínua a um sistema de armazenamento de energia, baseado em baterias de iões de lítio. Os conversores da tipologia de conversão de energia desenvolvida e os seus respetivos controladores foram implementados e testados no software MATLAB/Simulink. De forma a testar a viabilidade da topologia desenvolvida e a correta operação dos conversores eletrónicos e controladores foram testadas em simulação várias fases de voo.
Eletrónica de Potência, Arquitetura híbrida, Aeronaves, Gestão energética, Controlo.
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José Fernando Alves da Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático