Dissertação

Airport Capacity Enhancement Analysis Through Fast-Time Simulations: Lisbon’s Airport Case Study EVALUATED

Neste trabalho estudaram-se novas soluções para o aumento da capacidade do aeroporto de Lisboa utilizando o software de Fast-Time Simulations CAST Aircraft. Inicialmente é feito um resumo teórico dos conceitos de capacidade aeroportuária e dos métodos para aumento de capacidade da pista de um aeroporto. É também feita uma revisão de literatura referente ao tema, nomeadamente em relação aos modelos analíticos e de simulação mais relevantes. De seguida é feito o estudo do aeroporto em causa. Para tal, primeiro, procedeu-se à criação de um modelo simplificado do aeroporto atual para servir de cenário de referência. Gerou-se tráfego de aeronaves (fictício) até alcançar uma calibração aceitável do modelo, recorrendo a dados históricos para uma das pistas do aeroporto. Posteriormente, com base numa recomendação feita pela EUROCONTROL em estudos semelhantes e analisando os resultados obtidos com o cenário de referência, desenvolveram-se 3 novos cenários: estudou-se a introdução de uma nova saída para uma das pistas do aeroporto, a adoção de novas separações temporais entre aeronaves nos segmentos de partida e a combinação dos dois anteriores. Analisando os resultados chegou-se à conclusão que será possível aumentar a capacidade do aeroporto com algumas modificações no desenho de pista e, sobretudo, com separações menos restritivas entre aeronaves no espaço aéreo terminal do aeroporto.
Saída de Pista Rápida, Separação entre Aeronaves, Simulação Baseada em Agentes

Abril 5, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado