Dissertação
Airport Capacity Enhancement Analysis Through Fast-Time Simulations: Lisbon’s Airport Case Study EVALUATED
Neste trabalho estudaram-se novas soluções para o aumento da capacidade do aeroporto de Lisboa utilizando o software de Fast-Time Simulations CAST Aircraft. Inicialmente é feito um resumo teórico dos conceitos de capacidade aeroportuária e dos métodos para aumento de capacidade da pista de um aeroporto. É também feita uma revisão de literatura referente ao tema, nomeadamente em relação aos modelos analíticos e de simulação mais relevantes. De seguida é feito o estudo do aeroporto em causa. Para tal, primeiro, procedeu-se à criação de um modelo simplificado do aeroporto atual para servir de cenário de referência. Gerou-se tráfego de aeronaves (fictício) até alcançar uma calibração aceitável do modelo, recorrendo a dados históricos para uma das pistas do aeroporto. Posteriormente, com base numa recomendação feita pela EUROCONTROL em estudos semelhantes e analisando os resultados obtidos com o cenário de referência, desenvolveram-se 3 novos cenários: estudou-se a introdução de uma nova saída para uma das pistas do aeroporto, a adoção de novas separações temporais entre aeronaves nos segmentos de partida e a combinação dos dois anteriores. Analisando os resultados chegou-se à conclusão que será possível aumentar a capacidade do aeroporto com algumas modificações no desenho de pista e, sobretudo, com separações menos restritivas entre aeronaves no espaço aéreo terminal do aeroporto.
abril 5, 2017, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado