Dissertação
Development of a Preliminary Design Tool For Conventional, Co-Axial and Tandem Helicopter Configuration EVALUATED
Actualmente, a oferta de uma ferramenta computational gratuita, "open source" e "user friendly", para o design preliminar de helicópteros é escassa. A ferramenta computacional desenvolvida no âmbito desta tese tem o objectivo de colmatar esta lacuna e ajudar o utililzador no processo de design preliminar de um helicóptero de configuração convencional, co-axial ou tandem. O utilizador terá a possibilidade the selecionar um conjunto variados de parâmetros de design (desde o perfil em cada secção da pá até à potência instalada), entre as duas teorias mais desenvolvidas para análise de helicópteros (Teoria do Momento Linear e Teoria dos Elementos de Pás) e obter a correspondente curva de potência necessária. Analizando os resultados obtidos, o alcance máximo, velocidade de alcance máximo, a autonomia máxima e a velocidade de autonomia máxima, serão calculadas, pârametros estes essenciais no design preliminar de uma nova aeronave. A ferramenta foi desenvolvida utilizando a interface gráfica do MATLAB e inclui uma base de dados de motores, de perfis e das suas características aerodinâmicas. Para validação da ferramenta computacional, três diferentes modelos de helicópteros foram selecionados (um para cada configuração). Utilizando os parâmetros de design fornecidos pelo fabricante e introduzindo estes valores na ferramenta computacional, correram-se as simulações. Os resultados obtidos mostraram-se próximos das caracteristticas reais de performance dos helicópteros selecionados. Este facto aumenta a confiança que a ferramenta computacional desenvolvida é capaz de prever correctamente as características de qualquer novo design.
novembro 25, 2016, 8:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar