Dissertação

Estimation of energy consumption and emissions in aircraft operation and potential for savings EVALUATED

Os combustíveis representam uma parte grande dos custos operacionais das companhias aéreas e as emissões de dióxido de carbono estão diretamente relacionadas com o seu consumo; por outro lado, as emissões de poluentes são uma preocupação para as autoridades locais em termos de saúde pública nos aeroportos próximos de cidades. A este respeito, as companhias aéreas e autoridades de aviação têm vindo a desenvolver medidas de forma a reduzir custos e reduzir o impacte ambiental do transporte aéreo. As medidas podem ser tomadas durante as fases de taxi (aterragem- taxi in e taxi out-descolagem) devido ao aumento do tráfego aéreo e congestionamento nos aeroportos que leva a tempos mais longos de taxi e ao consumo extra de combustível (e respetivas emissões geradas). Na Europa, esta é uma questão fundamental, as fases de taxi representam uma quantidade significativa do tempo total dos voos de médio curso. Novos sistemas emergentes, o desenvolvimento de fontes de energia e as novas tecnologias, oferecem maneiras de reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Neste documento, é desenvolvido um estudo sobre as potenciais poupanças de alguns destes sistemas. Em particular, atuadores (sistemas de bordo) alimentados por baterias, uma célula de combustível ou a APU da aeronave, juntamente com o estudo da utilização de tractores convencionais para mover a aeronave durante as fases de taxi.
Taxiing alternativo, emissões, consumo de combustível, qualidade do ar local

outubro 13, 2015, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Carla Alexandra Monteiro da Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado