Dissertação

Alternative surface treatments without chromium content in aeronautical aluminium alloys - Tartaric sulphuric anodising EVALUATED

O alumínio e as suas ligas são amplamente utilizadas no sector da aviação devido ao seu baixo peso específico e elevada resistência específica. Porém estes materiais necessitam de tratamentos de superfície, a fim de melhorar a sua resistência à corrosão, tais como a anodização a qual tradicionalmente é realizada num banho de ácido crómico. Apesar da utilização do cromio na indústria há mais de cem anos, têm surgido progressivamente restrições e controlos rigorosos por causa de preocupações ambientais e de saúde. O objetivo desta tese é o estudo de um processo de anodização sem cromo hexavalente, a chamada anodização tartárica-sulfúrica. Os testes foram realizados em três ligas de alumínio AA2024-T3, AA7175-7351 e AA6061-T6. Foi analisada a espessura, o peso anódico, a resistência à corrosão e a perda do poder de absorção conseguida pela película anódica. Foram obtidos resultados muito promissores. Também foi estudada a compatibilidade da película anódica com vários pós-tratamentos. Foram testados três colmatagem: água quente; dicromato de potássio e Bonderite® 1200S. Em provetes cuja solução de colmatagem não foi aplicada foi aplicado o primário epóxi e a tinta de acabamento em uso pelo Airbus. Foi demonstrada a compatibilidade de todos eles, excepto no caso da colmatagem com Bonderite® 1200S na liga de alumínio AA2024 o qual não passou no teste de corrosão. Finalmente, analisa-se um novo produto sem cromatos para o processo de ataque químico. O produto alternativo estudado, como um substituto do actual banho com dicromato de sódio, foi o Bonderite® Smutgo que alcançou muito bons resultados.
Ligas de Alumínio, TSA (Anodização Tartárica-Sulfúrica), OAC (Oxidação Anódica Crómica), Anodização

Julho 14, 2015, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar