Dissertação

Development of tecnology and procedures for health monitoring of UAV subsystems. EVALUATED

A indústria dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT ou UAV do inglês Unmanned Aerial Vehicle) está a crescer. À medida que a indústria cresce, os VANT crescem em complexidade. As aeronaves têm um crescente número de sistemas a bordo e, na ausência de standards, é frequente que cada um necessite de protocolos e ligações diferentes. A consequência é um aumento do peso e da complexidade. O protocolo Unmanned Aerial Vehicle Controller Area Network (UAVCAN) é uma proposta para um standard que utiliza o Controller Area Network (CAN), popular na indústria automóvel e da automação. A utilização do CAN permitiria que a cablagem fosse trocada por apenas dois cabos. A pedido da UAVision, esta tese integra o protocolo UAVCAN com um popular piloto automático chamado ArduPilot, e a subsequente validação. Fazê-lo requer a utilização de uma placa de piloto automático chamada Pixhawk, e de duas outras que servem de nós na rede. O software foi construido e a rede criada. O trabalho foi bem sucedido, com o piloto automático a controlar remotamente um servomotor e a receber a leitura de um sensor de temperatura.
Veículos Aéreos Não Tripulados, Controller Area Network, piloto automático, ArduPilot, Pixhawk

Novembro 27, 2015, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar