Dissertação
Implementing a Design to Cost Strategy in a Complex Aerospace Design Project EVALUATED
O aumento da competitividade no mercado da aviação comercial, juntamente com a necessidade do cliente (companhias aéreas) em reduzir custos operacionais, levaram a uma mudança na forma como os produtos são desenlvolvidos na indústria aeroespacial. O sector aerospacial tem procurado adoptar novas estratégias de desenvolvimento de produtos de forma a alcançar designs de qualidade a custo reduzido. Uma destas estratégias é a a estratégia “Design to Cost” (DTC) que tem por objectivo o desenvolvimento de um produto segundo um conjunto de requisitos, sem ultrapassar um determinado custo objetivo. Este trabalho abordará o processo de implementção de uma estratégia DTC no contexto de um projeto aeroespacial complexo – o novo sistema de oxigénio de emergência para os passageiros desenvolvido pela Zodiac Oxygen Systems (filial do grupo Zodiac Aerospace). A implementação da estratégia DTC foi ajustada às necessidades do projeto e foi resultado da adaptação de um método clássico de "Design for Manufacture" (DFM). Um conjunto de ferramentas bem como um método prático foram desenvolvidos para garantir o sucesso na execução da estratégia implementada. Finalmente, demonstrar-se-à que o método DTC implementado resulta numa redução de custos substancial para a empresa e, que pode ser facilmente adaptado para o controlo de outras variáveis de importância no sector aerospacial como a massa, despesas de capital e o tempo de montagem do produto.
março 20, 2015, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor